Notícias | Dia a dia | Brasil Open
Ramos salva match point e é o primeiro finalista
04/03/2017 às 16h21

Canhoto de 29 anos disputará sua quarta decisão e tenta o segundo título

Foto: DGW Comunicação

São Paulo (SP) - O primeiro finalista do Brasil Open 2017 é o espanhol Albert Ramos. O jogador de 29 anos e 24º do mundo venceu uma equilibrada partida de 3h01 e precisou salvar um match point antes de eliminar o 37º colocado português João Sousa e marcar as parciais de 6/7 (5-7), 7/5 e 6/2 no Esporte Clube Pinheiros.

Neste domingo às 16h (de Brasília), Ramos disputa sua quarta final de ATP na carreira. Ele conquistou seu único título no saibro sueco de Bastad no ano passado. O canhoto de Barcelona pode ter um duelo espanhol contra Pablo Carreño Busta, para quem perdeu nos dois encontros anteriores, ou enfrentar o uruguaio Pablo Cuevas que é atual bicampeão, contra quem tem uma vitória em quatro jogos.

Ramos está atualmente com seu melhor ranking na carreira ao ocupar o 24º lugar. Ele não defende nenhuma pontuação na semana, mas teria que descartar 45 pontos de seu último resultado válido para o ranking. Assim, os 150 pontos por chegar à final não mudam sua situação no ranking e um título sobre Cuevas renderia o avanço de uma posição.

Sousa largou com 3/0, mas permitiu o empate de imediado. Ainda que o restante do primeiro set não tivesse mais nenhuma quebra, quatro dos últimos cinco games disputados na parcial tiveram break points e Ramos teve que salvar um set point em seu saque antes de forçar o tiebreak.

O game-desempate foi de altos e baixos, já que Sousa abriu 2-0 e perdeu quatro pontos seguidos. Ramos chegou a liderar por 5-3 e ter dois saques, mas não voltaria a pontuar até o fim do set que durou 1h26. O português foi o primeiro a quebrar também na parcial seguinte e liderou por 3/1, mas novamente permitiu a reação. 

Com o placar empatado por 4/4, Ramos perdeu o saque. Sousa então sacou para o jogo, começou em 0-40 e venceu quatro pontos seguidos para ter o match point, mas acumulou erros e novamente cedeu o empate. Para piorar, as coisas, o português foi novamente quebrado no 12º game e perdeu o set. Já passavam de 2h30 de jogo quando a última parcial começou. Ramos salvou dois break points logo no terceiro game e quebrou na sequência para não ser mais ameaçado.

Comentários