Hong Kong (China) - Nem mesmo na semana entre o Natal e o Ano Novo o circuito mundial do tênis tem uma trégua. Um torneio em Hong Kong, disputado no piso duro e com premiação de US$ 15 mil tanto na chave masculina quanto na feminina, é o responsável por não deixar a semana em branco.
Entre as moças, a principal favorita ao título é a japonesa Hiroko Kuwata, de 27 anos e atual 281 do mundo. Ela inclusive já passou pela estreia, derrubando a chinesa Ye Xin Ma na primeira rodada em sets diretos, com o placar final de 6/0 e 7/6 (7-4).
A chave feminina é dominada pelas asiáticas, com apenas quatro exceções: a suíça Lulu Sun (de apenas 16 anos), a norte-americana Yuki Kristina Chiang, a belga Helene Scholsen e a russa Valeriya Zeleva. Ao todo são 12 japonesas, seis chinesas, seis hong-konguesas, três taiwanesas e uma indonésia.
O cabeça de chave número 1 entre os homens é o português Gonçalo Oliveira, 196º no ranking da ATP, que também confirmou o favoritismo e superou a rodada inicial, derrubando o francês Romain Bauvy por 2 sets a 0, com o placar final de 7/6 (7-4) e 6/4.
No torneio masculino a predominância asiática é bem menor, com 12 atletas vindos de fora da Ásia. Novamente os japoneses são maioria, contando com cinco representantes, seguidos de perto pelos quatro chineses e pelos quatro taiwaneses.