São Paulo (SP) - O paulista Pedro Sakamoto conseguiu uma das vitórias mais expressivas de sua carreira profissional. O jogador de 24 anos e e 455º do ranking estreou com vitória no qualificatório do Brasil Open, torneio ATP 250 no Ginásio do Ibirapuera, surpreendeu o veterano espanhol Tommy Robredo, cabeça 2 do quali, ex-top 5 e atual 170º colocado, por 7/6 (7-5) e 6/4 em 1h37 de partida.
A vitória de Sakamoto garante mais um brasileiro na chave principal do torneio que já conta com Thomaz Bellucci, Rogério Dutra Silva e os convidados Thiago Monteiro e Thiago Wild. Isso porque Sakamoto, que tenta disputar seu primeiro ATP, enfrentará o vencedor da partida entre o gaúcho Guilherme Clezar e o convidado paranaense de 20 anos Fernando Yamacita.
Ainda neste sábado, o gaúcho Rafael Matos se despediu na primeira rodada do quali. O canhoto de 22 anos e 533º do ranking foi convidado pelos organizadores e caiu diante do o austríaco Sebastian Ofner, 147º colocado e principal favorito no quali, por 6/3 e 6/4.
Já o paulista João Souza, o Feijão, precisou abandonar a partida contra o russo Ivan Nedelko após uma bola acertar seu olho. Feijão, que foi semifinalista do torneio em 2015 e chegou a avançar uma rodada na chave principal no ano passado, perdia por 7/6 (7-5) e 2/1 quando o incidente forçou o término da partida.
Além do duelo entre Clezar e Yamacita, outro brasileiro entra em quadra nestes sábado. O canhoto paulista Daniel Dutra Silva, jogador de 29 anos e 335º colocado, enfrenta o 272º colocado e cabeça 8 equatoriano Roberto Quiroz. A partida está marcada para a quadra 1.