São Paulo (SP) - Ex-top 10 e um dos tenistas mais irreverentes do circuito, Gael Monfils jogará pela primeira vez o Brasil Open e estreia na chave de duplas nesta terça-feira ao lado do compatriota Dorian Descloix, por volta das 16h, no Ginásio do Ibirapuera.
Após jogar em Quito, Buenos Aires e Rio de Janeiro, Monfils chega a São Paulo para a experiência rara de jogar em quadra de saibro coberto. O Brasil Open é o único torneio indoor de terra batida do circuito da ATP. Ele chegou às quartas de final no Equador e no Rio, além de fazer semifinal na Argentina.
"Vou tentar focar mais no meu saque, porque é indoor, e também disseram que tem um pouco de altitude. É bom que recebi um convite de duplas e vou jogar amanhã", disse Monfils, que enfrenta com Descloix os espanhóis Roberto Carballes Baena e Guillermo Garcia-López.
O cabeça de chave 4 relembrou de um grande momento de sua carreira nestas condições: "Não era muito fã de quadras cobertas de saibro, sempre achei difícil jogar nelas. Mas acabei ganhando um dos jogos mais importantes da minha carreira contra o Roger Federer na Copa Davis (final de 2014) justamente no saibro coberto".
"Percebi que consigo usar mais o meu saque do que em quadra descoberta, o jogo fica mais rápido. Então, no fim das contas, acho que gosto. Mas se eu ganhar, eu digo que gosto, se eu perder, digo que não (risos)", brincou o experiente jogador de 31 anos e 35º do ranking.
Monfils espera contar com o carinho dos fãs brasileiros. Na chave de simples, ele entra diretamente nas oitavas de final e estreia contra o vencedor do confronto entre o paulista Thomaz Bellucci e o argentino Horacio Zeballos. O duelo sul-americano acontece não antes das 19h30 desta terça-feira. "O público é ótimo no Brasil. Tive uma ótima experiência no Rio. Eles me ajudaram muito no primeiro jogo, que foi uma grande batalha, e na vitória contra o (Marin) Cilic. Espero o mesmo aqui”.