Notícias | Dia a dia | Brasil Open
Bellucci cai na estreia em SP pelo 4º ano seguido
27/02/2018 às 22h55

Últimas vitórias de Bellucci no Brasil Open foram em 2014, quando foi semifinalista

Foto: Gaspar Nóbrega/DGW Comunicação

São Paulo (SP) - Embora já tenha sido vice-campeão do Brasil Open uma vez e semifinalista em mais duas oportunidades, Thomaz Bellucci mantém um retrospecto recente bastante negativo no ATP 250 da capital paulista. Com uma derrota por 7/6 (7-2), 3/6 e 6/3 para Horacio Zeballos, Bellucci sofreu sua quarta eliminação consecutiva em uma estreia no torneio e também a quarta derrota seguida no terceiro set na temporada.

A série negativa de Bellucci começou em 2015, com derrota em três sets para o canhoto eslovaco Martin Klizan. No ano seguinte, o canhoto paulista era o cabeça 2 do torneio e foi surpreendido pelo lucky-loser espanhol Roberto Carballes. Já na temporada passada, Bellucci fez somente dois games em partida de 57 minutos contra Diego Schwartzman.

A última boa campanha que Bellucci fez foi no Ibirapuera e em 2014, quando ele foi semifinalista e só caiu para o eventual campeão Federico Delbonis. Dois anos antes, também parou na penúltima rodada no torneio paulistano. Já em 2009, quando o evento ainda era na Costa do Sauípe, o canhoto de Tietê foi finalista e só perdeu para Tommy Robredo.

A queda na estreia em São Paulo também atrapalha Bellucci na tentativa de somar pontos no ranking durante a série de torneios no saibro sul-americano. Ele conseguiu apenas 32 pontos no continente, todos conquistados em Buenos Aires, onde furou o quali e avançou uma rodada na chave principal. Já em Quito e no Rio de Janeiro, o destino foi o mesmo desta terça-feira, com eliminações ainda na primeira fase.

Ex-número 21, Bellucci aparece atualmente no 132º lugar. O paulista de 30 anos defende apenas 20 pontos em março. Entretanto, no mês seguinte, terá descontados 150 pontos do vice-campeonato de Houston do ano passado, quando disputou sua última final de ATP. De olho em pontos importantes, Bellucci vai jogar o challenger de Santiago na semana que vem.

Algoz de Bellucci na capital paulista, Zeballos se credencia para enfrentar Gael Monfils nas oitavas de final. Os dois se enfrentaram há apenas uma semana durante o Rio Open e o francês levou a melhor em três sets, chegando a salvar um match point na partida.

Com mais de uma hora de duração, o set inicial não teve quebras. Até o empate por 6/6, Bellucci só havia perdido nove pontos em seus games de saque, sendo apenas três quando colocou o primeiro serviço em quadra. Entretanto, o paulista fez um tiebreak muito aquém do nível que vinha apresentando e cometeu quatro erros não-forçados, que custaram a perda do set.

Após a disputa de três games no segundo set, houve uma queda de energia no Ginásio do Ibirapuera e o jogo foi interrompido por quase 45 minutos. Zeballos retomou o jogo no saque, sentiu um pouco a pausa e acabou quebrado. Em um jogo tão parelho, o break acabou sendo crucial para a definição do set, que acabou nas mãos do canhoto de Tietê.

O terceiro e decisivo set manteve o nível dos outros dois, novamente com muito equilíbrio. Bellucci salvou um break-point no sexto game, na sequência perdeu três e no oitavo acabou levando a quebra após dois erros bobos de forehand, que forçou além da necessidade. Bastou então a Zeballos administrar a vantagem até o fim para selar a vitória e a vaga na segunda rodada.

Comentários