Dubai (Emirados Árabes) - Disputando apenas seu segundo torneio na temporada, Marin Cilic se despediu precocemente do ATP 500. Terceiro cabeça de chave no torneio e número 10 do mundo, o croata foi eliminado na estreia pelo francês Gael Monfils, por 6/3, 4/6 e 6/0 em 1h45 de partida.
Com o resultado, Monfils segue sem derrotas para Cilic no circuito. O experiente francês de 32 anos e número 23 do mundo levou a melhor nos quatro duelos anteriores entre eles. Três desses encontros foram decididos em três sets.
Enquanto Cilic atuou apenas no Australian Open antes de Dubai e chegou às oitavas em Melbourne, Monfils já comemora sua décima vitória na temporada. O ex-top 10 vem de bons resultados nas quadras duras e cobertas de Sófia e Roterdã, com um vice-campeonato e uma semifinal.
O adversário de Monfils nas oitavas será o experiente cipriota Marcos Baghdatis, ex-número 8 do mundo e atual 128º colocado aos 33 anos. O francês lidera o retrospecto entre eles por 3 a 1. Baghdatis avançou ao vencer o convidado egípcio Mohamed Safwat por 4/6, 6/3 e 6/4.
Outro veterano a avançar em Dubai foi Tomas Berdych. O tcheco lutou por 2h30 para vencer o lucky-loser bielorrusso Ilya Ivashka por 6/4, 4/6 e 7/6 (7-4). Berdych enfrenta nas oitavas o vencedor do jogo entre o croata Borna Coric e o canhoto tcheco Jiri Vesely.