Nova York (EUA) - As jogadoras do top 10 que estão na parte de cima da chave do US Open seguem sofrendo com eliminações precoces. Após as quedas de Simona Halep, Sloane Stephens e Petra Kvitova, foi a vez de Kiki Bertens se despedir do torneio. Número 7 do mundo, a holandesa perdeu para a alemã Julia Goerges, 30ª colocada, por 6/2 e 6/3.
Bertens ainda persegue seu primeiro título de Grand Slam. A holandesa de 27 anos faz uma temporada consistente no circuito, com títulos em São Petersburgo e Madri, mas não passou da terceira rodada em nenhum Slam este ano. Ela já fez semi de Roland Garros em 2016 e quartas em Wimbledon no ano passado.
Por sua vez, Goerges repete o melhor resultado da carreira no US Open e chega às oitavas de final. A experiente alemã de 30 anos também alcançou essa fase em 2017. No ano passado, ela foi semifinalista de Wimbledon e chegou ao top 10.
Goerges enfrentará nas oitavas a jovem croata de 23 Donna Vekic, atual 23ª colocada no ranking mundial, que derrotou a cazaque Yulia Putintseva por 6/4 e 6/1. Vekic tenta chegar pela primeira vez às quartas de final de um Grand Slam, depois de alcançar as oitavas de Wimbledon no ano passado e de Roland Garros neste ano.
Quem também se garantiu nas oitavas foi Belinda Bencic. A suíça de 22 anos e número 12 do mundo sequer precisou entrar em quadra, beneficiada pela desistência da estoniana Anett Kontaveit, por conta de doença viral. Bencic agora espera pelo jogo entre a japonesa Naomi Osaka, atual campeã do US Open, e a convidada norte-americana de 15 anos Coco Gauff. Líder do ranking mundial, Osaka é a única top 10 restante na parte de cima da chave.