Zhuhai (China) - O título do chamado 'Masters B' da temporada feminina, torneio que tradicionalmente reúne as jogadores que não se classificaram para o WTA Finals, ficará entre a holandesa Kiki Bertens e a bielorrussa Aryna Sabalenka.
Cabeça 1, Bertens não teve vida fácil diante da chinesa Shuai Zheng e precisou recuperar-se após um primeiro set totalmente dominado pela adversária para marcar 2/6, 6/3 e 6/4. Sabalenka por sua vez ficou atrás do placar nos dois sets, mas reagiu e tirou a tcheca Karolina Muchova, por 7/5 e 7/6 (7-2).
Bertens chega à final sem perder partidas no torneio. Atual número 10 do mundo, também estará como reserva imediata durante o WTA Finals de Shenzhen. Ela e Zheng haviam se enfrentado apenas uma vez, em Miami de 2016, também com vitória de Bertens.
😮 wow! @kikibertens@WTAEliteTrophy pic.twitter.com/A0sG6StytO
— WTA (@WTA) October 26, 2019
Sabalenka por sua vez tem uma ligação forte com a China. São agora 32 vitórias em 39 partidas que já disputou no país, onde levantou três de seus quatro troféus. Este foi o primeiro duelo diante de Muchova, uma das boas revelações da temporada. A tcheca venceu Alilson Riske e Sofia Kenin em Zhuhai e irá terminar o ano como 21ª colocada depois de ter iniciado como 141ª.
No confronto direto entre as finalistas, Bertens ganhou quatro dos cinco jogos, mas Sabalenka interrompeu a série de derrotas há um mês, nas oitavas de final de Wuhan.