Zhuhai (China) - A bielorrussa Aryna Sabalenka definitivamente tem um empatia especial com o piso sintético chinês. Ela ergueu neste domingo seu terceiro troféu da temporada, todos na China, ao faturar o WTA de Zhuhai, o chamado Finals B, com vitória de gala sobre a holandesa Kiki Bertens. As parciais foram de 6/4 e 6/2.
"Gostaria de ganhar algum torneio fora daqui em 2020", brincou Sabalenka, "Mas também quero continuar o meu sucesso na China. Acho que termino a temporada de uma forma impressionante". Com os pontos somados na semana, ela retomará o 11º posto do ranking na lista final de 2019, duas posições abaixo de seu recorde pessoal.
Sabalenka conquistou o WTA de Shenzhen no começo do ano e só foi repetir o sucesso em Wuhan no mês passado. De seus cinco títulos de primeira linha, quatro foram dentro da China.
⚡ quick reactions from @SabalenkaA@WTAEliteTrophy pic.twitter.com/H91cpzfBdx
— WTA (@WTA) October 27, 2019
"Joguei de um pouco mais agressiva nas duas últimas vezes que enfrentei Kiki e mantive calma do começo ao fim", analisou Sabalenka, que tinha retrospecto de 0-4 diante da holandesa antes de iniciar uma reação. "Consegui a quebra e me mantive consistente do começo ao fim, focada a cada ponto". Ela somou 17 winners e 14 erros no duelo de 1h16.
A temporada não terminou totalmente para as duas jogadoras. Sabalenka seguirá como cabeça 1 para o Finals de Shenzhen, mas para a chave de duplas, ao lado da belga Elise Mertens, com quem faturou o US Open, Indian Wells e Miami. Já Bertens será reserva imediata em Shenzhen.