Londres (Inglaterra) - Numa campanha mais do que perfeita, os franceses Nicolas Mahut e Pierre-Hughes Herbert conquistaram neste domingo seu primeiro troféu de ATP Finals. Sem perder um único set em cinco partidas, eles derrotaram na final o sul-africano Raven Klaasen e o neozelandês Michael Venus, por 6/3 e 6/4.
Mahut e Herbert são os primeiros franceses a conquistar o Finals desde Fabrice Santoro e Michel Llodra, em 2005. Os dois haviam chegado à decisão no ano passado, mas foram superados pelos norte-americanos Mike Bryan e Jack Sock.
They have a career Grand Slam.
Now they're after the #NittoATPFinals title.
Can 🇫🇷 @p2hugz & @nmahut 🇫🇷 take the trophy in London?
🎥: @TennisTV pic.twitter.com/qLaMddQiso— ATP Tour (@atptour) November 17, 2019
Além do Australian Open de janeiro e de Paris há duas semanas, cada um conquistou mais um ATP na temporada. Mahut ganhou em Tóquio com Edouard Roger-Vasselin (também foram vice em Wimbledon) e Herbert se juntou a David Goffin para vencer em Doha.
Este era o maior troféu que faltava para a parceria, que fechou o Grand Slam com a conquista em Melbourne. Os dois continuam tentando também a carreira de simples. Herbert tem 28 anos e Mahut, 37.
O grande trunfo dos franceses na final deste domingo foi evitar os sete break-points concedidos, três deles logo no terceiro game da partida. Logo em seguida, eles obtiveram a quebra e sustentaram a vantagem. Na segunda série, Klaasen/Venus se safaram no game inicial, desperdiçaram crucial chance no sexto game e a quebra para 4/3 deu a confiança para Mahut e Herbert sacarem nos games seguintes com grande eficiência.
THE PERFECT WEEK⁰⁰ 👌@p2hugz and @nmahut win the #NittoATPFinals title without dropping a set all tournament by beating Klaasen/Venus 6-3 6-4! pic.twitter.com/ZxxEeySIYk
— Tennis TV (@TennisTV) November 17, 2019