Notícias | Copa Davis
Nadal dá 'pneu' e mantém a Espanha viva na Davis
23/11/2019 às 17h31

Nadal deverá voltar à quadra para tentar definir o confronto na partida de duplas

Foto: Divulgação

Madri (Espanha) - Assim como já havia acontecido na última sexta-feira, Rafael Nadal entrou em quadra neste sábado com a obrigação de vencer para manter a Espanha viva na disputa pelo título da Copa Davis. Grande destaque na vitória sobre a Argentina nas quartas de final, Nadal foi responsável por empatar o confronto com a Grã-Bretanha na semi. O número 1 do mundo superou Daniel Evans, 42º do ranking, por 6/4 e 6/0 em 1h23 de partida.

Com o resultado, espanhóis e britânicos irão decidir no jogo de duplas a vaga na final da Davis, que mudou seu formato a partir deste ano e tem sua fase final disputada ao longo da semana em Madri. Quem vencer o confronto vai enfrentar o Canadá neste domingo, a partir do meio-dia (de Brasília).

Nadal volta à quadra para atuar nas duplas, ao lado de Feliciano López. Já a equipe britânica deverá escalar Jamie Murray e Neal Skupski, resposnsáveis por definir as séries contra Cazaquistão e Holanda durante a fase de grupos. Lembrando que o confronto foi aberto com vitória de Kyle Edmund sobre Feliciano López por 6/3 e 7/6 (7-3).

Esta foi a 28ª vitória consecutiva de Nadal em jogos de simples pela Copa Davis. Sua única derrota pela competição aconteceu justamente na estreia, em 2004. Durante a semana em Madri, o espanhol de 33 anos não perdeu sets e sequer teve o serviço quebrado. Foi assim contra o russo Karen Khachanov, o croata Borna Gojo e contra o argentino Diego Schwartzman.

Cinco vezes campeã da Copa Davis, a Espanha venceu a competição pela última vez em 2011. Naquela temporada, os espanhóis superaram a argentina na final, com Nadal em quadra. O atual número 1 do mundo também fez parte de equipes campeãs nos anos de 2004 e 2009. Já a Grã-Bretanha tem dez títulos na Davis, sendo o mais recente em 2015.

Mais uma vez, a equipe britânica preferiu não escalar Andy Murray. O ex-líder do ranking fez um jogo muito longo na vitória sobre o holandês Tallon Griekspoor na última quarta-feira. Com isso, o capitão Leon Smith preferiu colocar Edmund em quadra para enfrentar o Cazaquistão. Melhor fisicamente, o jogador de 24 anos também atuou contra a Alemanha e venceu seus três jogos na semana.

Primeiro set durou quase uma hora
A partida começou bastante disputada. Mesmo com poucas chances de quebra, eram muitos games longos, especialmente no saque do britânico. Evans tentava equilibrar as ações com Nadal do fundo de quadra tentando encurtar ao máximo os pontos. O britânico já havia dado trabalho ao espanhol em duelo pelo Masters 1000 de Montréal neste ano.

Nadal teve dois break points ainda no quarto game, mas só foi conseguir a quebra já no décimo game da parcial, quando vencia por 5/4. Próximo de fechar o set, o espanhol encaixou ótimas devoluções que colocaram o rival sob pressão e a quebra de serviço acabou definindo a parcial após 51 minutos de disputa. O cenário do segundo set foi muito diferente. A única semelhança foi o excelente desempenho no saque do espanhol, que só perdeu três pontos em seus games de serviço. Dominante do fundo de quadra, o número 1 do mundo conseguiu três novas quebras para vencer o jogo.

Comentários