Melbourne (Austrália) - Segunda mais bem cotada ao título no Australian Open, a tcheca Karolina Pliskova abriu sua campanha no torneio nesta terça-feira contra a francesa Kristina Mladenovic, vencendo em sets diretos, com parciais de 6/1 e 7/5, depois de 1h24 de confronto. Ela agora espera pela vencedora do duelo entre a alemã Laura Siegemund e a norte-americana Coco Vandeweghe.
Encarando Mladenovic pela quinta vez, a tcheca começou muito bem e dominou o primeiro set, cedendo apenas um game. Na segunda parcial, a francesa cresceu e deu mais trabalho, mas não o suficiente para evitar a eliminação. Com a mão mais calibrada, Pliskova assegurou o triunfo com mais bolas vencedoras (20 a 14) e menos erros não forçados (17 a 23).
Quem não teve a mesma sorte foi a britânica Johanna Konta, que não fez valer a condição de 12ª favorita e parou logo na estreia, caindo diante da tunisiana Ons Jabeur em sets diretos, com o placar final de 6/4 e 6/2. Na próxima rodada, ela enfrentará a francesa Caroline Garcia, que bateu a norte-americana Madison Brengle de virada, com 6/7 (5-7), 6/2 e 6/2.
A grega Maria Sakkari seguiu o caminho de Pliskova e foi adiante, batendo a russa Margarita Gasparyan com duplo 6/2. Cabeça de chave 22, ela terá como adversária na segunda rodada a vencedora da partida entre a quali japonesa Nao Hibino e a chinesa Shuai Peng.
Outra favorita a superar a estreia foi a jovem ucraniana Dayana Yastremska, que despachou a quali eslovena Kaja Juvan com duplo 6/1. Na próxima fase, a 23ª mais bem cotada ao título medirá forças com a dinamarquesa Caroline Wozniacki, campeã do torneio dois anos atrás e com a aposentadoria marcada para o fim da competição deste ano.