Melbourne (Austrália) - Superada nas oitavas de final do Australian Open, Coco Gauff comemora mais uma boa campanha em Grand Slam. A promissora norte-americana de 15 anso e já número 67 do mundo repetiu a campanha feita em Wimbledon no ano passado, quando também chegou às oitavas, e está feliz com sua evolução no circuito. Ela foi eliminada pela também norte-americana Sofia Kenin, número 15 do mundo, com parciais de 6/7 (5-7), 6/3 e 6/0.
"Eu certamente vou comemorar esse torneio e continuar melhorando o trabalho para momentos mais como esse, e como a minha última partida", disse Gauff, que vinha de uma grande vitória sobre a número 4 do mundo Naomi Osaka na terceira rodada. "Mesmo tendo perdido hoje, ainda me diverti muito. Quero dizer, agora não estou mais tão decepcionada pelo resultado".
"Embora eu tenha cometido muitas duplas-faltas hoje, meu saque já está melhor. Acho que minha devolução também melhorou. Acho que estou evoluindo", explica a norte-americana, que fez sete aces e sete duplas-faltas neste domingo. "Estou feliz com a maneira como me movimentava em quadra, fazendo boas transições da linha de base para a rede. Estou feliz por ter feito tudo isso nesta semana. São coisas que eu queria fazer e quero continuar melhorando nos meus próximos torneios".
Vaga Olímpica é um objetivo ambicioso
Gauff também estabeleceu uma meta bastante ambiciosa para a temporada. Ela quer estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, que terá suas competições de tênis entre 25 de julho e 2 de agosto. Ela terá dois obstáculos para atingir essa meta: a acirrada disputa interna entre as atletas norte-americanas e a restrição no número de torneios que atletas da sua idade podem disputar.
Das 64 jogadoras que disputarão a chave de simples nas Olimpíadas, classificam-se 56 com base no ranking a ser divulgado no dia 8 de junho, logo depois de Roland Garros. Entretanto, há um limite de no máximo quatro jogadoras por país em simples e seis no geral, contando também as duplistas. Somando homens e mulheres, cada país só pode ter doze tenistas nas Olimpíadas. Atualmente, Gauff é apenas a 13ª melhor norte-americana no ranking de simples da WTA. Além disso, a jogadora que completa 16 anos em março só poderá disputar 12 torneios até seu 17º aniversário, em 2021.
"Esse é certamente o meu objetivo. Espero subir no ranking e me classificar. Sei que o corte vai ser logo depois de Roland Garros. Até lá, eu ainda devo disputar mais uns três torneios. Então, vai ser difícil. Mas vou tentar o máximo que for possível. Quero muito jogar as Olimpíadas. Seria muito legal".