Nova York (EUA) - Mesmo com muitas chances de vitória, Petra Kvitova se despediu do US Open neste domingo. A tcheca teve quatro match points na partida contra a norte-americana Shelby Rogers, 93ª do ranking, mas permitiu a virada, com parciais de 7/6 (7-5), 3/6 e 7/6 (8-6) em 2h40 de partida no Louis Armstrong Stadium.
Aos 27 anos, Rogers chega pela segunda vez às quartas de final de um Grand Slam. A norte-americana já havia feito essa campanha no saibro de Roland Garros em 2016. Ela já ocupou o 48º lugar do ranking mundial, mas sofreu uma grave lesão no joelho que a deixou afastada das quadras por mais de um ano, entre março de 2018 e abril de 2019. Dessa forma, teve que escalar todo o ranking novamente.
Rogers derrotou Serena recentemente
Há três semanas, durante o WTA de Lexington, Rogers conseguiu uma expressiva vitória de virada sobre Serena Williams. Com isso, derrubou duas longas escritas de Serena. A ex-número 1 do mundo não perdia para alguém de fora do top 100 desde 2012 e também não levava viradas desde 2016.
Em busca de sua primeira semifinal de Grand Slam, Rogers enfrentará a vencedora entre Naomi Osaka e Anett Kontaveit. A norte-americana venceu os três duelos anteriores contra Osaka, ocorridos ainda entre 2015 e 2017, e perdeu nas duas vezes que enfrentou Kontaveit.
Tcheca cometeu erros em momentos cruciais
O set inicial teve muitos games longos, mas as sacadoras vinham prevalecendo até que Rogers conseguisse a quebra no sétimo game. A vantagem não durou muito, visto que Kvitova buscou o empate de imediato. Mas a norte-americana começou muito bem o tiebreak, abriu 5-2 e conseguiu fechar o set. Na segunda parcial, a canhota tcheca conseguiu duas quebras para empatar o jogo. Já o set decisivo começou com uma troca de quebras, e depois as sacadoras dominaram.
Rogers salvou três match points quando perdia o terceiro set por 5/4. No primeiro, a norte-americana encaixou um ótimo saque aberto e Kvitova errou uma devolução. No segundo, a canhota tcheca jogou um forehand para fora. Já no terceiro, Kvitova subiu mal à rede, depois de uma bola que vinha curta da rival e tomou a passada. A última chance da ex-número 2 do mundo foi no tiebreak, e ela cometeu uma dupla-falta. Na sequência, Kvitova cometeu mais dois erros, um deles na devolução do único match point da rival.
Nas estatísticas, Kvitova fez 8 a 6 em aces, mas terminou o jogo com sete duplas-faltas contra dois de Rogers. A canhota tcheca liderou com folga nos winners por 58 a 26, mas cometeu 35 erros não-forçados, enquanto a norte-americana errou só 23 bolas.