Londres (Inglaterra) - Depois que Bruno Soares e Mate Pavic conseguiram a segunda vitória na chave de duplas do ATP Finals, eram poucos os cenários que a deixariam a parceria fora das semifinais em Londres. Mas o complemento da rodada acabou proporcionando exatamente a combinação de resultados que eliminou o brasileiro e o croata da disputa.
No jogo que encerrou o Grupo Bob Bryan, os já classificados o espanhol Marcel Granollers e o argentino Horacio Zeballos enfrentaram o austríaco Jurgen Melzer e o francês Edouard Roger-Vasselin. Soares e Pavic poderiam ficar com a segunda vaga do grupo desde que Granollers e Zeballos vencessem apenas um set.
Granollers chegou a pedir atendimento médico para uma lesão no ombro direito durante o set inicial. Ele e Zeballos chegaram a liderar o placar por 5/3 e sacaram para fechar, mas não aproveitaram a chance. Pouco depois, o espanhol e o argentino abandonaram a partida ainda no tiebreak, com o placar do set empatado por 6/6.
Para fins estatísticos, desistências no primeiro set no Finals são consideradas vitórias por 2 sets 0. Esse era exatamente o único resultado que Melzer e Vasselin poderiam ter para se classificar. Qualquer outro placar nesse jogo classificaria Soares e Pavic para a próxima fase. Além disso, o francês e o austríaco ainda ultrapassam Granollers e Zeballos e terminam a primeira fase em primeiro lugar do grupo, com cinco sets vencidos e dois perdidos.
The doubles semi-finals are locked in! 🔒
— ATP Tour (@atptour) November 20, 2020
🇳🇱🇭🇷 Koolhof/Mektic v Granollers/Zeballos 🇪🇸🇦🇷
🇦🇹🇫🇷 Melzer/Roger-Vasselin v Ram/Salisbury 🇺🇸🇬🇧
Who will walk away with the title? 🏆 #NittoATPFinals pic.twitter.com/v6IFpw1Nq4
Melzer e Vasselin ficam em 1º no grupo
Como três duplas terminaram a primeira fase com duas vitórias e uma derrota, o regulamento prevê a aplicação do saldo de sets para a definição do primeiro lugar, que ficou com Melzer e Vasselin. Já a segunda vaga foi definida no confronto direto. Na última quarta-feira, Granollers e Zeballos derrotaram Soares e Pavic. Por isso, terminaram em segundo no grupo. Também há dois dias, Melzer e Vasselin salvaram cinco match points contra John Peers e Michael Venus, em jogo que poderia eliminá-los do Finals.
Nas semifinais de sábado, Melzer e Vasselin enfrentam o norte-americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury. Já Granollers e Zeballos encaram o croata Nikola Mektic e o holandês Wesley Koolhof. Ainda sobre o regulamento, não há nenhum tipo de substituição de semifinalista. Se Granollers não conseguir entrar em quadra, sua dupla será eliminada, enquanto Koolhof e Mektic iriam direto para a final.