Melbourne (Austrália) - No encontro entre dois ótimos nomes da nova geração do circuito, Denis Shapovalov e Jannik Sinner protagonizaram um duelo de cinco sets e 3h55. Com um pouco mais de experiência no alto nível, o canadense de 21 anos levou a melhor sobre o italiano de apenas 19. Shapovalov, número 12 do mundo, venceu a disputa com parciais de 3/6, 6/3, 6/2, 4/6 e 6/4.
Shapovalov faz sua quarta participação no Australian Open e nunca passou da terceira rodada. No ano passado, teve seu melhor resultado em Grand Slam ao atingir as quartas de final do US Open. Seu próximo adversário é o australiano Bernard Tomic, que ficou pouco tempo em quadra. Tomic liderava a partida contra o japonês Yuichi Sugita por 3/6, 6/1 e 4/1 antes de o rival abandonar a disputa.
Scenes on @MCourtArena 🙌@denis_shapo | #AO2021 | #AusOpen pic.twitter.com/Iy8dKtisrM
— #AusOpen (@AustralianOpen) February 8, 2021
Já Sinner vinha de dez vitórias seguidas no circuito. O italiano terminou a temporada passada conquistando seu primeiro título de ATP em Sófia, e começou 2021 vencendo o Great Ocean Road Open, um dos dois ATP 250 da semana passada no Melbourne Park. Com a recente conquista, o italiano subiu quatro posições no ranking e alcançou o 32º lugar, marca que agora é a melhor de sua carreira. Tudo indica que, a partir de Roland Garros, ele consiga ser cabeça de chave.
Canadense fez 62 winners, italiano foi mal nos break points
A partida começou melhor para Sinner, que vinha prevalecendo nos pontos mais longos. Ele fez 15 pontos contra oito nos ralis com cinco ou mais trocas de bola no primeiro set, enquanto nos pontos mais curtos, o italiano liderava por ligeira vantagem, 16 a 14. Logo de cara, Sinner conseguiu a única quebra da parcial, abriu 3/0 e sustentou a vantagem.
Em um segundo set equilibrado, Shapovalov escapou de quatro break points antes de finalmente quebrar o serviço do italiano já na reta final e terminar a parcial vencendo três games seguidos. O momento do jogo favorecia o canadense, que dominou o terceiro set ao conseguir duas quebras e liderar a estatística de winners por 12 a 3. Sinner não vinha bem do fundo de quadra e cometeu 15 erros não-forçados.
Shapovalov também começou em vantagem no quarto set ao conseguir uma quebra para liderar por 3/1. Apesar de Sinner devolver o saque do canadense bem distante da linha de base, ele encontrou uma maneira de pressionar o segundo serviço do rival e vencer oito pontos em onze nessas condições durante a parcial. Assim criou sete break points e conseguiu duas novas quebras para empatar o jogo. O canadense, então, pediu atendimento do fisioterapeuta para ombro esquerdo.
Logo na abertura do quinto set, Shapovalov conseguiu uma nova quebra em um game muito longo. O canhoto canadense conseguiu manter sua vantagem mesmo enfrentando dois break points na parcial decisiva, um deles quando sacava para o jogo, e consolidou a vitória. Shapovalov terminou a partida com 62 winners e 71 erros não-forçados, além de ter quebrado o serviço de Sinner cinco vezes em dez oportunidades. Já o italiano criou 20 break points e só aproveitou três, além de encerrar o jogo com 26 bolas vencedoras e 44 erros.