Melbourne (Austrália) - A busca de Simona Halep por um título inédito no Australian Open teve um capítulo dramático nesta quarta-feira. A número 2 do mundo começou atrás no placar e teve que escapar da derrota contra a australiana Ajla Tomljanovic, 72ª do ranking. Halep venceu por 4/6, 6/4 e 7/5 em jogo 2h34. No último set, a romena estava perdendo por 5/2 e conseguiu vencer cinco games seguidos para consolidar a virada em Melbourne.
Vencedora de dois Grand Slam e finalista em Melbourne no ano de 2018, Halep garantiu seu lugar na terceira rodada. A próxima adversária da vice-líder do ranking será a russa Veronika Kudermetova, 36ª do ranking, que venceu a compatriota Varvara Gracheva, 97ª colocada, por 5/7, 6/2 e 6/2. Kudermetova faz um bom início de temporada e disputou a final do WTA 500 de Abu Dhabi em janeiro, depois de ter eliminado a número 5 do mundo Elina Svitolina nas quartas.
Romena precisou mudar a tática no 2º set
Em um primeiro set com altos e baixos, Halep abriu 2/0, mas perdeu quatro games seguidos. A romena buscou o empate no oitavo game e teve chances de conseguir uma nova quebra, sem conseguir aproveitar. Quando já perdia por 5/4, a vice-líder do ranking encarou um game de dez minutos no saque e teve o serviço quebrado novamente. Com devoluções muito agressivas, a jogadora da casa criou 10 break points só no primeiro set. A parcial terminou com 12 a 10 em winners para Tomljanovic, e 23 a 22 em erros para a australiana.
No segundo set, Halep tentou ser um pouco menos agressiva e apostar em sua consistência do fundo de quadra. A romena reduziu bastante o número de erros, cometendo apenas 7 na parcial contra 15 da rival. Com mais tempo e paciência para construir os pontos, ela conseguiu 11 winners diante de apenas 9 da australiana. A parcial começou com quatro quebras seguidas até o empate por 2/2, e Halep voltaria a quebrar o serviço de sua adversária já no sétimo game para fazer 4/3 e não ter mais o saque ameaçado até o fim do set.
Lado mental do jogo fez a diferença
Tomljanovic começou melhor no último set. Novamente, as devoluções com muito peso incomodavam a romena. A australiana variava a maneira de responder os saques da romena, e vencia pontos importantes atacando nas paralelas, cruzadas ou no corpo. Com isso, a jogadora da casa chegou a liderar por 5/2 e contava com muito apoio da torcida.
Mas a experiência de Halep falou mais alto, nos momentos em que a parte mental do jogo faz a diferença. Tomljanovic foi quebrada quando sacava para fechar e deu margem para o início da incrível reação da romena. Halep novamente foi muito firme do fundo de quadra e esperava o momento certo de definir os pontos, mas muitas vezes acabava contando com os erros da rival. Foram 19 de Tomljanovic só no último set, o que ajudou a romena a vencer cinco games seguidos e fechar o jogo. A australiana liderou a contagem de winners por 37 a 28, mas cometeu 57 erros contra 37 da romena.