Paris (França) - Duas semanas depois de derrotar Roger Federer dentro da Suíça, o espanhol Pablo Andujar obteve outro resultado espetacular sobre o saibro europeu e, de virada, impôs a primeira derrota do austríaco Dominic Thiem numa estreia de Roland Garros. O duas vezes finalista venceu os sets iniciais por 6/4 e 7/5, mas o veterano de 35 anos buscou o placar e venceu os seguintes por 6/3, 6/4 e 6/4, após 4h28 de batalha.
Ex-top 40 mas no momento 68º colocado, Andujar somou apenas sua 19ª vitória em torneios de nível Grand Slam e a oitava no saibro parisiense, números pelo menos quatro vezes inferiores aos de Thiem. O espanhol também havia perdido os três duelos diretos contra o atual quarto do ranking, todos no saibro e dois no Rio Open.
Depois de alcançar duas semis seguidas, em 2016 e 2017, e duas finais consecutivas em Paris, em 2018 e 2019, Thiem não passou das quartas de final no ano passado. Nesta temporada, com problemas no pé e joelho e confessando certo desânimo, demorou a entrar na fase de saibro e fez campanhas medianas medianas em Madri (semi) e Roma (oitavas) e Lyon (primeira rodada). Esta foi sua oitava participação em Roland Garros.
Andujar atingiu a 150ª vitória como profissional e encerrou uma sequência de quatro derrotas seguidas em Roland Garros, que vinha desde que atingiu a terceira rodada em 2015. Nos outros Slam, foi oitavas no US Open de 2019. Ele jamais havia obtido virada após perder dois sets.
.@ThiemDomi faz malabarismo, quebra o saque de @AndujarPablo e levanta a torcida na Philippe Chatrier!#RolandGarros #RGnoBandSports pic.twitter.com/WDbpdSl4GC
— BandSports (@bandsports) May 30, 2021
Vento e instabilidade
Mesmo sem jogar um tênis precioso, Thiem obteve quebra logo de início e por pouco não disparou no placar, desperdiçando cinco break-points no quinto game. A instabilidade já se mostraria grande no segundo set, quando obteve vantagens no terceiro e sétimo games, mas sempre permitiu reação. A diferença até então era um aproveitamento ruim do espanhol com o serviço a favor.
Incomodado com o vento e por vezes levando a mão ao joelho, Thiem teve oportunidade de simplificar, mas Andujar se safou da quebra no terceiro game do terceiro set. E pouco a pouco ficou mais confiante nas trocas. Thiem passou a ter grande dificuldade quando precisava do segundo serviço - ganhou apenas 2 de 9 lances - e os erros não forçados começaram a aumentar.
Outra vez Thiem teve chance de começar o set com quebra. Frustrado, perdeu dois serviços em sequência e viu Andujar abrir 4/1. Ainda reagiu, teve chance do empate no 10º game, porém forçou mais do que devia.
Mais uma jogada espetacular de @ThiemDomi! Austríaco veio inspirado para o quinto set!#RolandGarros #RGnoBandSports pic.twitter.com/FEe7l3cEUU
— BandSports (@bandsports) May 30, 2021
O set decisivo teve de tudo. Os dois trocaram quebras logo de início, com direito a lance espetacular de Thiem, que respondeu um lance passando a raquete por trás do corpo, porém o espanhol jamais se abalou. Salvou break-point fundamental antes de obter quebra no quinto game e foi consistente no saque até fechar a tarefa. Thiem terminou com 61 winners e 66 erros, enquanto Andujar fez 46 bolas vencedoras e 47 falhas.
Seu adversário agora sai do duelo entre o argentino Federico Delbonis e o moldávio Radu Albot. No seu quadrante está ainda Fabio Fognini, que venceu na estreia e jogará contra Marton Fucsovics.