Paris (França) - A partida de estreia de Novak Djokovic em Roland Garros foi bastante tranquila. O número 1 do confirmou seu amplo favoritismo diante do norte-americano Tennys Sandgren, 66º do ranking, ao marcar as parciais de 6/2, 6/4 e 6/2 em 1h55 de disputa nesta terça-feira em Paris. Djokovic mantém seu perfeito histórico contra Sandgren, tendo vencido todos os quatro duelos entre eles, com somente um set perdido.
Vindo da conquista do ATP 250 de Belgrado no último sábado, Djokovic marcou sua quinta vitória seguida no circuito. Ele enfrenta na próxima rodada o uruguaio Pablo Cuevas, experiente jogador de 35 anos e 92º do ranking. Apesar de o sérvio ser apenas um ano mais novo que Cuevas, os dois jamais se enfrentaram pelo circuito profissional. O uruguaio derrotou o francês Lucas Pouille por 6/3, 6/1 e 6/3.
Closing in on a W...#RolandGarros | @DjokerNole pic.twitter.com/JbuzyLMLiV
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 1, 2021
Esta foi a 21ª vitória de Djokovic na temporada, que além da recente conquista na capital sérvia também conta com o título do Australian Open em fevereiro. O jogador de 34 anos e vencedor de 18 troféus de Grand Slam tenta reduzir a diferença para os rivais Roger Federer e Rafael Nadal, ambos com 20 conquistas. Em Paris, já foi campeão em 2016 e vice em outras quatro oportunidades, incluindo no ano passado.
Djokovic estabeleceu domínio desde o início do jogo
Vitória tranquila de @DjokerNole no primeiro set! Sérvio faz 6/2 e abre vantagem sobre @TennysSandgren.#RolandGarros #RGnoBandSports pic.twitter.com/3HpkgbZ2uT
— BandSports (@bandsports) June 1, 2021
O número 1 do mundo foi muito superior durante o set inicial, ainda mais depois de uma quebra logo no game de abertura. Djokovic sequer enfrentou break-points na parcial e cedeu apenas três pontos em seus games de serviço. Já na reta final do set, voltou a quebrar o saque de Sandgren para fechar. O sérvio liderou a estatística de winners da parcial por 11 a 8 e cometeu somente quatro erros contra sete do rival.
Djokovic iniciou o segundo set com mais uma quebra, e logo depois reverteu um 0-40 para abrir 2/0. Naquele momento, ele já havia vencido cinco games seguidos na partida. Atuando na sessão noturna da quadra Philippe Chatrier, e sem a presença de público para respeitar o toque de recolher na capital francesa, o sérvio se queixou de alguns problemas com o piso da quadra, especificamente à direita da cadeira da árbitra Aurelie Tourte. O líder do ranking ainda escaparia de outros três break-points até o final do set e conseguiu ampliar sua vantagem ao fechar a parcial.
2 a 0! @DjokerNole amplia vantagem e se aproxima da vitória na estreia.#RolandGarros #RGnoBandSports pic.twitter.com/fHT5SFlLoV
— BandSports (@bandsports) June 1, 2021
Ciente de suas remotas chances de conseguir uma virada, Sandgren tentava tornar o clima da partida mais leve, ria dos próprios erros e arriscava algumas jogadas de efeito. O norte-americano de 29 anos escapou de dois break-points na abertura do terceiro set, mas não evitaria a quebra dois games mais tarde.
Coube ao número 1 do mundo manter a diferença no placar, com um jogo muito firme do fundo de quadra, e não ter mais o serviço ameaçado até o final do jogo. Deu tempo ainda de conseguir uma nova quebra para deixar sua vantagem ainda mais confortável. Djokovic liderou a estatística de winners por 33 a 25 e cometeu apenas 20 erros não-forçados contra 27 do rival. Apesar de ter enfrentado seis break-points, ele não teve o serviço quebrado nenhuma vez.