Paris (França) - Na primeira final de simples masculina totalmente francesa em Roland Garros desde 2002, Luca Van Assche levou a melhor sobre o compatriota Arthur Fils em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/2. Van Assche, de 17 anos, é o 14º campeão individual masculino da França no torneio juvenil e o primeiro desde Geoffrey Blancaneaux em 2016.
“Fiquei muito, muito feliz por vencer este grande torneio na França diante de nossos fãs, diante dos franceses”, disse Van Assche, que entre os compatriotas nas arquibancadas contou com a ilustre presença do judoca Teddy Riner, oito vezes campeão mundial e dono de duas medalhas de ouro olímpicas.
Van Assche acredita que ver outros jovens jogadores, muitas vezes bons amigos, se darem tão bem é uma inspiração para trabalhar ainda mais duro. “Foi inacreditável termos quatro franceses nas semifinais. Somos competitivos. Todos queremos vencer, então quando um de nós está ganhando, os outros querem ganhar também”, disse o parisiense de 17 anos.
Se em simples Fils amargou o vice, mas tarde nas duplas ele conseguiu a redenção e comemorou o título. Ao lado do compatriota Giovanni Mpetshi Perricard, ele acabou derrotando o alemão Martin Katz e o ucraniano Samofalov na decisão por 2 sets a 0, com o placar final de 7/5 e 6/2, completando assim a varrida francesa entre os garotos.
🇫🇷All-Around Champions🇫🇷
— Roland-Garros (@rolandgarros) June 12, 2021
No.4 seeds Arthur Fils and Giovanni Mpetshi Perricard defeat Katz/Samofalov 7-5, 6-2 to complete a French sweep of the boys' junior titles. #RolandGarros pic.twitter.com/r0GhEwDEHk