Notícias | Dia a dia | Wimbledon
Swiatek passa fácil às oitavas e pega surpresa Jabeur
02/07/2021 às 12h12

Londres (Inglaterra) - Logo em sua segunda participação em Wimbledon, a polonesa Iga Swiatek mostra adaptação cada vez melhor à quadra de grama e atinge as oitavas de final com direito a show. A número 9 do mundo gastou apenas 55 minutos para superar a romena Irina Begu e anotou o placar 6/1 e 6/0. Perdeu em seus três jogos apenas 13 games.

Sua adversária no domingo é uma considerável surpresa. A tunisiana Ons Jabeur, 24ª do ranking, só havia vencido uma partida em três edições anteriores de Wimbledon e nesta terça-feira derrotou a campeã de 2017, a espanhola Garbiñe Muguruza, com grande virada e atuação firme no terceiro set. As parciais foram de 5/7, 6/3 e 6/2.

Swiatek disputa apenas o 10º Slam de sua curta carreira e agora já atingiu a segunda semana em seis deles, obtendo feitos inéditos tanto na Austrália como em Wimbledon. Na curta partida diante de Begu, anotou 11 winners e cometeu apenas seis erros. Sem capacidade de aguentar as bolas pesadas e profundas, a romena precisou arriscar e aí falhou 25 vezes.

Jabeur atinge as oitavas de um Slam pela quarta vez. Seu maior resultado foram as quartas do Australian Open do ano passado, tendo feito também a quarta rodada nos dois Roland Garros mais recentes. Na difícil grama de Wimbledon, só havia ganhado uma partida em 2018, com derrotas precoces em 2017 e 2019.

Grande virada de Jabeur


Jogadora de 1,68m e portanto sem golpes tão poderosos, a tunisiana usa de muita habilidade e diferentes efeitos para construir suas jogadas. O primeiro set contra Muguruza foi bem equilibrado e oportunidades para todos os lados. A espanhola quebrou cedo e liderou até o sexto game, quando então cedeu empate. Voltou a liderar com 5/4 e teve saque para fechar o set mais cedo, mas não sobreviveu ao longo game, onde Jabeur usou curtas para enfim empatar na sexta tentativa. Mas não conseguiu sustentar o serviço seguinte e Muguruza saltou à frente.

A número 12 do ranking no entanto passou a ter dificuldades com o saque. Salvou-se por três vezes e desperdiçou break-point fundamental no sétimo game. Acabou quebrada em seguida e isso pareceu mexer com sua confiança. A tunisiana passou a dominar a maioria dos ralis - chegou a ganhar 16 pontos seguidos -, obteve quebra logo de cara e Muguruza não conseguiu sustentar o saque. Sofreu duas quebras e viu a adversária disparar para 5/1, fechando logo em seguida.

Jabeur nem sacou tão bem, com apenas 56% de aproveitamento do primeiro saque, mas fez muito mais winners (43 a 32).

Comentários