Londres (Inglaterra) - O canhoto Horacio Zeballos tentará fazer história para o tênis argentino em Wimbledon. Ele se classificou para a final de duplas ao lado do espanhol Marcel Granollers e tentará ser o primeiro homem a erguer um troféu na grama do All England Club. A decisão será contra os cabeças 1, os croatas Mate Pavic e Nikola Mektic neste sábado, logo após a final feminina.
Até então, apenas dois homens decidiram Wimbledon pela Argentina. David Nalbandian perdeu a final de simples de 2002 para o australiano Lleyton Hewitt. Pouco antes, Javier Frana foi vice de duplas ao lado do mexicano Leonardo Lavalle, em 1991.
A única argentina a ganhar Wimbledon foi Gabriela Sabatini, quando fez parceria com a alemã Steffi Graf, em 1988. Gabi também foi à final de simples em 1991, perdendo para a mesma Graf.
Aos 36 anos, Zeballos está em sua segunda tentativa de ganhar um Slam, tendo sido vice de 2019 já em parceria com Granollers. Os dois já faturaram quatro títulos de nível Masters 1000, incluindo o recente de Madri, em maio, justamente em cima dos croatas. O canhoto de Mar del Plata é o argentino com mais títulos de duplas na história (17) e o de maior ranking na especialidade (3º).
Granollers, de 35 anos, também busca seu primeiro Slam, tendo sido finalista em Roland Garros e US Open de 2014, além daquele em Nova York de 2019. Seu maior título da carreira até agora veio no Finals de 2012, com Marc López.