Newport (EUA) - Duas vezes vice-campeão de Grand Slam e dono de seis títulos no circuito, o sul-africano Kevin Anderson encerrou um jejum de dois anos e meio e voltará a disputar uma final. Neste sábado ele se classificou para a decisão do ATP 250 de Newport ao derrotar o cazaque Alexander Bublik de virada, com parciais de 4/6, 7/6 (7-3) e 7/5.
Anderson não ia tão longe em um torneio desde a conquista do ATP 250 de Pune, no começo de 2019. Ex-top 5, o sul-africano começou a semana ocupando a modesta 113ª colocação, mas com a boa campanha na grama de Newport irá recuperar muitas posições. Ele subindo provisoriamente para o 88º lugar e pode alcançar o 74º posto se for campeão.
Na final de domingo, o sul-africano terá pela frente o jovem norte-americano Jenson Brooksby, que vai disputar sua primeira final de ATP. O tenista de apenas 20 anos passou pela semifinal derrotando o australiano Jordan Thompson, cabeça de chave número 7, em sets diretos e com o placar final de 6/3 e 7/6 (7-3), depois de 2h01 de confronto.
Ao longo da temporada de 2021, Brooksby conseguiu três títulos e um vice-campeonato em torneios de nível challenger, acumulando 21 vitórias em 23 jogos disputados no circuito, com um incrível aproveitamento de 91,3%. Com a campanha nas quadras do Hall da Fama do Tênis, ele vai dando um salto de 26 lugares e indo para o 126º posto, o melhor da carreira até então.