Palermo (Itália) - Depois de se destacar na temporada de grama, a russa Liudmila Samsonova não repetiu o mesmo desempenho no saibro de Palermo. Segunda cabeça de chave do torneio e número 54 do mundo, Samsonova foi eliminada ainda na rodada de estreia pela chinesa de 18 anos e vinda do quali Qinwen Zheng, 171ª do ranking, por 6/3 e 6/2.
Samsonova havia vencido dez jogos seguidos na grama, com destaque para o título do WTA 500 de Berlim e a chegada às oitavas de final de Wimbledon. A russa, que teve sua formação como tenista na Itália quando era juvenil, não conseguiu bons resultados no saibro em 2021, tendo como destaque uma campanha desde o quali até as oitavas no WTA 250 de Parma.
Já sua algoz Qinwen Zheng chegou a ser número 6 do ranking mundial juvenil em 2019, temporada em que foi semifinalista de Roland Garros e do US Open na categoria. Como profissional, já tem seis títulos no circuito da ITF e disputa uma chave principal de WTA pela primeira vez. Sua próxima rival é a romena Jaqueline Cristian, que venceu a convidada italiana Nuria Brancaccio por 2/6, 6/3 e 6/4.
The 18-year-old clinches the upset in Palermo💥
— wta (@WTA) July 19, 2021
🇨🇳 Qinwen Zheng of China knocks out No.2 seed Samsonova in straight sets.#PLO21 | @LadiesOpenPA pic.twitter.com/xoTzJJR8pN
Teichmann espanta a zebra na primeira rodada
Quem confirmou o favoritismo na estreia foi a suíça Jil Teichmann, cabeça 3 do torneio, que venceu a espanhola Marina Bassols Ribera por 3/6, 6/4 e 6/1. Teichmann, de 24 anos e número 55 do mundo, pode enfrentar a romena Elena Ruse, campeã recentemente em Hamburgo, ou a experiente luxemburguesa de 35 anos Mandy Minella.
Também avançou a francesa Oceane Dodin, sexta favorita, que bateu a romena Alexandra Dulgheru por 6/3 e 6/2. Dodin enfrenta a russa Vitalia Diatchenko, que venceu a austríaca Julia Grabher por 6/3 e 7/6 (7-5). A norte-americana Danielle Collins, cabeça 1 do torneio, estreia nesta terça-feira contra a alemã Katharina Gerlach.