fiogf49gjkf0d
Pablo Cuevas, Luca Vanni, Brasil Open Copa Davis" /> fiogf49gjkf0d Pablo Cuevas, Luca Vanni, Brasil Open Copa Davis" lang="pt-BR" xml:lang="pt-BR" /> fiogf49gjkf0d Pablo Cuevas, Luca Vanni, Brasil Open tênis" /> fiogf49gjkf0d 2015/cuevas/0215_bropen_fore_int.jpg" /> fiogf49gjkf0d 2015/cuevas/0215_bropen_fore_int.jpg" />São Paulo (SP) - Cabeça de chave número 5, Pablo Cuevas coroou a excelente semana no Brasil Open com o título neste domingo. Seu adversário na final foi o italiano Luca Vanni, sensação do torneio, que deu grande trabalho ao sul-americano, levou a disputa ao terceiro set, mas não conseguiu mais do que isso. Depois de 2h02, o uruguaio concretizou a vitória com parciais de 6/4, 3/6 e 7/6 (7-4).
A conquista no saibro do Ibirapuera deixará Cuevas na beira do top 20, o tornando o melhor uruguaio de todos os tempos no ranking, deixando para trás Diego Perez, que chegou a ser o 27º do mundo em julho de 1984. Campeão pela terceira vez em torneios da ATP, em sua terceira final da carreira, Cuevas assumirá o 23º lugar na próxima segunda-feira.
Ilustre desconhecido antes deste Brasil Open, não tendo sequer perfil no site da ATP, o italiano de 29 anos terá que se contentar com uma ascensão de 42 lugares no ranking, se aproximando do top 100, indo para o 107º posto. Vanni levará para casa também US$ 42.600 pelo vice-campeonato, ao passo que Cuevas receberá US$ 80.850.
O primeiro set não fugiu um instante sequer do controle de Cuevas, que venceu todos os pontos de saque que disputou. Por conta disso, o uruguaio nem precisou fazer tanta força nas devoluções, bastando um game ruim do italiano para que ele conseguisse a solitária quebra que definiu a sorte na parcial.
Depois de perder o primeiro set, Vanni quebrou o uruguaio logo no começo do segundo e chegou a fazer 3/0. O italiano administrou bem a dianteira conquistada no princípio, só foi ameaçado nos saques no terceiro game e após isso não enfrentou mais dificuldades e confirmou até o fim para empatar o confronto.
A terceira parcial foi igual e por pouco não foi para o lado do italiano, que quebrou no nono game e sacou em seguida para fechar. Só que Vanni fez escolhas erradas na hora de sacar e acabou quebrado, vendo a definição ir para o tiebreak. No desempate, novamente ele não foi muito feliz, ao passo que Cuevas acertou tudo do outro lado e pode comemorar seu terceiro título da carreira.