Notícias | Dia a dia
Orlandinho embala e volta a uma semi após 6 anos
13/08/2021 às 18h18

Orlandinho venceu cinco jogos seguidos em San Marino e busca sua primeira final

Foto: Arquivo

San Marino (San Marino) - Em uma ótima semana no circuito, Orlando Luz conseguiu nesta sexta-feira sua quinta vitória seguida no challenger de San Marino e garantiu vaga na semifinal da competição. Orlandinho, que veio do quali, superou o francês Maxime Janvier, 235º do ranking, por 7/6 (9-7) e 7/5 em 2h07 de partida. Ele volta a uma semifinal de challenger depois de seis temporadas, igualando seu melhor resultado desse porte, obtido em Santos na temporada 2015.

Aos 23 anos, Orlando Luz ocupa o 311º lugar do ranking de simples da ATP e tem como melhor marca a 292ª posição. O gaúcho vive ótimo momento no circuito de duplas, já com dez títulos na temporada, incluindo seis em nível challenger, que o fizeram debutar no top 100 na última semana, ocupando agora o 98º lugar do ranking na modalidade.

A campanha até a semifinal em San Marino está rendendo 33 pontos na ATP, sendo que ele ainda está recebendo outros cinco por ter passado pelo qualificatório. A vaga na final rende 55 pontos e o campeão recebe 90 no total. É certo que Orlando Luz voltará ao top 300 e até atingirá o melhor ranking da carreira, sendo que um possível título poderia aproximá-lo dos 250 melhores do mundo.

Menezes e Meligeni caíram nas quartas de final
Havia a possibilidade de uma semifinal brasileira contra o paulista Felipe Meligeni, que acabou perdendo para o boliviano Hugo Dellien, 142º do ranking, por 6/3 e 6/2. Dellien venceu o único duelo anterior contra Orlandinho, em um torneio de nível future em 2014. Outro brasileiro a cair nas quartas foi o mineiro João Menezes, superado pelo dinamarquês de 18 anos Holger Rune por 6/0 e 7/5. Rune agora enfrenta o italiano Marco Cecchinato, cabeça 1 do evento.

Orlandinho salvou cinco set-points na primeira parcial
Depois de seis games com domínio dos sacadores, apesar de o brasileiro ter escapado de três break-points, Orlandinho conseguiu sua primeira quebra para liderar o set inicial por 4/3, mas cedeu o empate logo na sequência. A definição ficou para o tiebreak, em que o francês começou melhor. Orlandinho precisou salvar cinco set-points, depois de estar perdendo por 6-2, e conseguiu fechar a parcial na única chance que teve.

Já no segundo set, o gaúcho vinha confirmando seus games de serviço com absoluta tranquilidade e só perdeu três pontos no saque até o 4/3. Então, conseguiu uma quebra e teve a chance de sacar para o jogo, mas não aproveitou. Ainda assim, Orlandinho ainda teria um match-point no saque do adversário, quando já vencia por 5/4, mas Janvier novamente se salvou. As oportunidades perdidas não abalaram a confiança do ex-líder do ranking juvenil. Nos dois últimos games do jogo, Orlandinho venceu oito dos nove pontos disputados para fechar a partida.

Comentários