San Marino (San Marino) - O mineiro João Menezes e o gaúcho Rafael Matos foram vice-campeões do challenger de San Marino. Na final deste sábado, a dupla brasileira perdeu de virada para o tcheco Zdenek Kolar e o venezuelano Luis David Martinez, cabeças de chave 4, com parciais de 1/6, 6/3 e 10-3, após 1h24 de jogo.
Menezes deixa San Marino após uma semana de boas atuações, chegando às quartas de final de simples e à decisão nas duplas. Foi o segundo torneio seguido que disputou no saibro europeu neste mês de agosto, depois de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Antes, esteve em Cordenons, na Itália.
"Na final de duplas hoje uma pena, porque estávamos 6/1 e 3/1, dominando, e o jogo deu uma reviravolta muito grande. Mas no geral a semana foi positiva. Ganhei também dois bons jogos na simples. Agora já indo para os Estados Unidos, para fazer uma semana de treino por lá, quadra dura, depois jogar o qualifying do US Open", explicou Menezes, que segue agora para Nova York.
Menezes e Matos começaram o jogo não dando qualquer chance aos adversários, quebraram duas vezes para abrir 5/0 e acabaram fechando em 6/1. No segundo, conseguiram o break logo no primeiro game, fazendo 2/0 e 3/1. Kolar e Martinez devolveram a quebra para deixar tudo igual e depois viraram para 5/3, fechando em 6/3. No match-tiebreak eles foram melhores e venceram os brasileiros.