Nova York (EUA) - Dois anos depois de conquistar o US Open logo em sua primeira participação no torneio, Bianca Andreescu voltou a disputar uma partida pelo Grand Slam nova-iorquino nesta terça-feira. A número 7 do mundo, que ficou sem jogar durante todo o ano de 2020, estreou na competição vencendo a suíça Viktorija Golubic, 45ª do ranking, por 7/5, 4/6 e 7/5 após 2h48 de partida.
Andreescu tem a missão de defender 2 mil pontos no ranking durante o US Open, ainda referentes ao título conquistado em 2019. Se ela fosse eliminada na estreia, poderia cair para o 25º lugar na WTA. Além disso, a canadense ainda terá que defender outros mil pontos em outubro, pelo título de Indian Wells de dois anos atrás.
A próxima adversária de Andreescu será a norte-americana Lauren Davis, 98ª do ranking, que derrotou a búlgara vinda do quali Viktoriya Tomova por 6/2, 2/6 e 6/3. A canadense jamais enfrentou Davis, de 26 anos, pelo circuito profissional. Já Golubic vive o melhor momento da carreira. A suíça chegou às quartas de final de Wimbledon e está com seu ranking mais alto. Além disso, foi medalhista de prata nas duplas em Tóquio, jogando ao lado de Belinda Bencic.
A Bianca Andreescu special under the #USOpen lights! ✨@Bandreescu_ pulls off a stunning comeback from a break down in the final set, prevailing over Viktorija Golubic (and her stunning backhand) 7-5, 4-6, 7-5 to keep her win streak alive in NYC.#SheTheNorth is back. pic.twitter.com/gsvFDXpYPF
— Tennis Canada (@TennisCanada) September 1, 2021
O jogo começou complicado para Andreescu, muito por conta das angulações que Golubic conseguia com seu backhand de uma mão e suas variações de altura e peso de bola. A suíça foi a primeira a quebrar e chegou a liderar o set inicial por 5/3, mas a canadense conseguiu reagir com jogo bastante agressivo de fundo e eficiência nas devoluções. A parcial terminou com um game de 14 minutos e uma nova quebra a favor de Andreescu.
No segundo set, a canadense precisou de um atendimento em quadra, mas apenas recebeu um medicamento e logo voltou a jogar. As sacadoras prevaleceram por oito games sem enfrentarem break-points, até que Golubic conseguisse quebrar para fazer 5/4. Sacando para o set, a suíça correu alguns riscos, mas contou com os erros da canadense para conseguir fechar a parcial e empatar a partida.
Andreescu começou o terceiro set tendo o serviço constantemente ameaçado até que Golubic obtivesse uma quebra em sua quinta oportunidade. A suíça chegou a liderar por 4/2, mas a canadense igualou a disputa no oitavo game, com ótimas devoluções. Depois disso, cuidou do saque para confirmar seus últimos games sem riscos e passar a pressão para o outro lado. Golubic começou o último game da partida com dupla falta e acabou permitindo que a canadense voltasse a quebrar para fechar o jogo.
Kvitova e Pavlyuchenkova também estreiam bem
Décima cabeça de chave, Petra Kvitova estreou com vitória tranquila no US Open. A tcheca marcou as parciais de 6/1 e 6/2 contra a eslovena Polona Hercog. Sua próxima adversária será a também tcheca Kristyna Pliskova, 73ª colocada, que derrotou a montenegrina Danka Kovinic por 6/4 e 6/3. Ambas canhotas, as duas tchecas já se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado.
Quem também venceu a primeira foi Anastasia Pavlyuchenkova. A finalista de Roland Garros e 15ª do ranking derrotou a norte-americana Alison Riske por 6/4 e 6/2. Sua próxima adversária é eslovaca Anna Schmiedlova, que passou pela convidada local de 17 anos Ashlyn Krueger por 7/5, 6/7 (3-7) e 6/3. Pavlyuchenkova venceu o único duelo anterior, disputado ainda na temporada de 2015, em Monterrey.