Nova York (EUA) - O número 10 do mundo Denis Shapovalov segue sem perder sets neste US Open. Depois de ter passado pelo argentino Federico Delbonis na rodada de estreia, o canadense derrotou nesta quinta-feira o espanhol Roberto Carballes Baena, 95º colocado, com parciais de 7/6 (9-7), 6/3 e 6/0 em 2h07 de partida.
Em um primeiro set equilibrado, com uma quebra para cada lado, Shapovalov precisou salvar dois set-points durante o tiebreak. A segunda parcial teve apenas uma quebra, em que o canadense escapou de um break-point ainda no início e depois deslanchou, abrindo 4/1 para não ser mais ameaçado. Já no terceiro set, Shapovalov venceu 24 pontos contra apenas 4 de Carballes Baena e não perdeu ponto no saque.
Semifinalista de Wimbledon na atual temporada, Shapovalov fez uma boa campanha no US Open do ano passado, tendo atingido as quartas de final. Aos 22 anos, o canhoto canadense já faz sua quinta participação no Grand Slam nova-iorquino.
O adversário de Shapovalov na próxima rodada será o sul-africano Lloyd Harris, 46º do ranking, que venceu o norte-americano Ernesto Escobedo por 6/4, 6/4 e 6/2. Harris, de 24 anos levou a melhor no único duelo anterior contra o canadense, disputado no início deste ano em Dubai. O sul-africano busca sua terceira vitória contra top 10.