Notícias | Dia a dia | US Open
Stefani vira o jogo e volta às quartas no US Open
06/09/2021 às 19h08

Luísa Stefani já repete seu melhor resultado em Grand Slam na carreira

Foto: Andrew Ong/USTA

Nova York (EUA) - Pelo segundo dia seguido, Luísa Stefani e Gabriela Dabrowski precisaram de três sets para avançar de fase no US Open, mas garantiram um lugar nas quartas de final. A brasileira e a canadense começaram atrás no placar e chegaram a ficar a dois games da eliminação, mas venceram as ucranianas Marta Kostyuk e Dayana Yastremska por 6/7 (5-7), 6/4 e 6/2 em 2h09 de partida nesta segunda-feira.

Com o resultado, Luísa Stefani iguala sua melhor campanha em Grand Slam. No ano passado, ela também havia chegado às quartas, ao lado da norte-americana Hayley Carter. Cabeças de chave número 5, elas podem enfrentar nas quartas as irmãs australianas Anastasia e Arina Rodionova ou as tchecas Marie Bouzkova e Lucie Hradecka, cabeças 15 do torneio.

A boa campanha já rende 430 pontos no ranking, sendo que no ano passado Stefani fez apenas 215, porque o torneio de duplas em Nova York teve a chave menor por conta da pandemia. A paulistana de 24 anos está com o melhor ranking da carreira no 17º lugar e já ganha a posição da norte-americana Nicole Melichar, que tinha mais pontos a defender e perdeu na estreia. Ela e Stefani e Dabrowski vivem ótimo momento no circuito, com título em Montréal e vice-campeonatos em San Jose e Cincinnati nos torneios preparatórios para o US Open.

Ucranianas tem como prioridade o circuito de simples
Superadas por Stefani e Dabrowski nas oitavas, as ucranianas têm como prioridade o circuito de simples. Yastremska, de 21 anos, é a atual 51ª do mundo e já conquistou três títulos de WTA. Seu melhor ranking foi o 21º lugar. Já Kostyuk é a ainda mais jovem, com 19 anos, e está com a melhor marca da carreira na 55ª posição, com direito a oitavas de Roland Garros na atual temporada.

Stefani e Dabrowski começaram atrás no placar
A primeira quebra de Stefani e Dabrowski na partida aconteceu logo no game de abertura, mas elas não teriam novas chances de ampliar a vantagem no set, e corriam alguns riscos no saque. A canadense foi quebrada no oitavo game, permitindo o empate por 4/4. Dois games mais tarde, Stefani salvou um set-point com ace. O tiebreak começou melhor para a dupla ucraniana, que abriu 5-1 no placar. Stefani e Dabrowski chegaram a reduzir a diferença e salvaram outros dois set-points, mas não evitaram a perda da parcial.

A dupla ucraniana conseguiu mais uma quebra logo no início do segundo set, mas depois disso Stefani e Dabrowski não tiveram mais o serviço ameaçado até o fim do set e começavam a pressionar o saque das adversárias com maior frequência. Kostyuk escapou de um break-point no saque para levar sua dupla ao 4/2. Mas Stefani e Dabrowski conseguiriam a quebra dois games mais tarde, no serviço de Yastremska, que chegou a ser advertida no break-point por estourar o tempo para sacar. Pouco depois, Kostyuk cometeu muitos erros não-forçados e teve o serviço quebrado no set-point depois de uma dupla falta.

Stefani e Dabrowski ganharam confiança no terceiro set e exerciam pressão constante contra o saque das ucranianas. Yastremska escapou de um break-point no saque e cravou dois smashs quando sua parceira enfrentava um 15-40. O game foi muito longo e foram necessários cinco break-points até que a quebra fosse concretizada. Dabrowski forçou o jogo de fundo contra a jovem rival de 19 anos, que vinha instável no saque e cometendo mais erros nas trocas. Assim, a brasileira e a canadense fizeram 3/1 e começaram a abrir vantagem, sem correr mais riscos no saque. Uma nova quebra sobre Kostyuk definiu a vitória de virada.

Comentários