Nova York (EUA) - Único tenista a alcançar pelo menos as quartas de final na chave masculina do US Open nos últimos três anos, Daniil Medvedev deu um passo além e já está nas semifinais. Nesta terça-feira, ele acabou com a festa do quali holandês Botic van de Zandschulp, que até tirou o primeiro set do russo no torneio, mas caiu com parciais de 6/3, 6/0, 4/6 e 7/5, em 2h24 de partida.
Seu próximo oponente em Flushing Meadows sairá da partida entre os jovens Felix Auger-Aliassime e Carlos Alcaraz, que duelam na sessão noturna. Medvedev venceu o canadense de 21 anos na única vez que se cruzaram, três anos atrás no Masters 1000 de Cincinnati, e também bateu o espanhol de 18 anos no solitário embate até então, na segunda rodada de Wimbledon deste ano.
Medvedev não poderia começar melhor na partida, quebrou logo no primeiro game e ampliou a vantagem depois no quinto. O rival holandês elevou um pouco o nível na reta final, até esboçou uma reação ao devolver um dos breaks no oitavo, só que logo em seguida não conseguiu mais uma vez sustentar o saque e assim foi superado pelo russo.
O vice-líder da ATP aproveitou o embalo e venceu mais sete games em sequência, seis para aplicar um ‘pneu' no segundo set e mais um para abrir o terceiro. Porém, depois de ser dominado na parcial anterior, Van de Zandschulp elevou o nível, passou a correr mais riscos e acabou recompensado. Ele conquistou uma quebra no quinto game e com ela foi até o final para diminuir o placar para 2 a 1.
O holandês manteve ritmo no quarto set, continuou com bom aproveitamento de serviço até a reta final, quando Medvedev conseguiu pressioná-lo pela primeira vez. Van de Zandschulp salvou um primeiro match-point com o serviço no 4/5, mas quando teve 15-40 sacando em 5/6 não escapou e viu o russo selar a vitória e a vaga na semi.
Mais uma vez o saque foi peça importante para Medvedev, que anotou 13 aces, apenas uma dupla falta e terminou o jogo com 74% de aproveitamento. Ele ainda conseguiu vencer 42% dos pontos com a devolução, obteve os mesmos 36 winners do rival holandês e cometeu 11 erros não forçados a menos (24 a 35).