Nova York (EUA) - A rica trajetória de Bruno Soares no US Open ganhou mais um capítulo nesta terça-feira. Bicampeão do torneio em duplas masculinas e dono de outros dois títulos em Nova York nas duplas mistas, ele garantiu vaga na semifinal da competição. Soares e o britânico Jamie Murray venceram o espanhol Marcel Granollers e o argentino Horacio Zeballos, campeões recentemente em Cincinnati, por 6/7 (5-7), 6/4 e 6/4 em 2h28 de partida.
Mineiro de 39 anos e número 11 do mundo, Bruno Soares alcança a nona semifinal de Grand Slam em duplas masculinas. Seus títulos no US Open foram em 2016 com o próprio Jamie Murray e também no ano passado ao lado do croata Mate Pavic. Já em 2013, ficou com o vice em Nova York ao lado do austríaco Alexander Peya. Soares tenta alcançar sua sexta final de Slam na modalidade.
O US Open é também o primeiro torneio que Bruno Soares disputa desde que foi diagnosticado com apendicite às véspera dos Jogos Olímpicos de Tóquio e não pôde atuar na capital japonesa. O mineiro também acabou ficando de fora dos Masters 1000 de Toronto e Cincinnati no último mês. Vencedor de 34 torneios da ATP, sendo 11 ao lado de Murray, busca a 67ª final da carreira.
Que ponto do Bruno Soares, senhores! 🔥🔥🔥🔥#USOpenNoSporTV pic.twitter.com/iVn5cmHgaz
— SporTV (@SporTV) September 7, 2021
Duelo com Peers e Polasek na semifinal em Nova York
Os próximos adversários de Soares e Murray no torneio serão o australiano John Peers e o eslovaco Filip Polasek, que eliminaram os franceses Pierre-Hugues Herbert e Nicolas Mahut, campeões de 2015 e cabeças 3 do torneio, por 6/2 e 6/3. As parcerias ainda não se enfrentaram nesta temporada do circuito.
Do outro lado da chave, os norte-americanos Steve Johnson e Sam Querrey venceram o alemão Kevin Krawietz e o romeno Horia Tecau por 6/2 e 7/6 (7-5). Eles enfrentam o também norte-americano Rajeev Ram e o britânico Joe Salisbury, que venceram uma batalha de três tiebreaks contra a dupla australiana de Matthew Ebden e Max Purcell por 7/6 (9-7), 6/7 (6-8) e 7/6 (12-10).
Primeiro set nos detalhes, depois Murray e Soares cuidaram do saque
Uma quebra sofrida ainda no game de abertura foi a única contra Murray e Soares em toda a partida. Além disso, o brasileiro e o britânico só enfrentariam mais dois break-points até o fim do jogo. Eles conseguiram devolver a quebra no sexto game para buscar o empate por 3/3 e tiveram dois set-points quando venciam por 6/5, mas Granollers e Zeballos mantiveram o serviço e venceram um equilibrado tiebreak depois de uma dupla falta do mineiro.
No segundo set, Soares e Murray não enfrentaram nenhum break-point e cederam apenas quatro pontos nos games de serviço. Eles aproveitaram a terceira chance de quebra que tiveram na parcial e souberam controlar a vantagem sem correr riscos no saque. Logo no começo do terceiro set, os campeões de 2016 obtiveram uma quebra e abriram 3/1 no placar. O mineiro enfrentou break-points em dois games de saque distintos, enquanto Jamie Murray definiu a partida em seu serviço.
This is what it's all about 🥰@BrunoSoares82 shares a moment with his son Noah after his QF win. pic.twitter.com/xlJl93QuwA
— US Open Tennis (@usopen) September 8, 2021