* atualizado com vitória da Bélgica sobre a Bolívia
Buenos Aires (Argentina) - Depois de precisar de uma virada no jogo de duplas para reagir no confronto, enfim a Argentina manteve o amplo favoritismo e bateu o jovem time da Bielorrússia no Grupo 1 da Copa Davis e, com isso, se garantiu no qualificatório para o Grupo Mundial de 2022, previsto para fevereiro.
Danill Ostapenkov, de18 anos, que havia surpreendido Diego Schwartzman no sábado, e Erik Arutiunian, de16, ambos sem ranking, chegaram a vencer os fortes Horacio Zeballos e Maximo González, por 7/5, mas depois os argentinos viraram e marcaram 6/2 e 6/2.
Let the celebrations commence 🍾🇦🇷@dieschwartzman @AATenis #DavisCup pic.twitter.com/tkYKJGGHCX
— Davis Cup (@DavisCup) September 19, 2021
Com isso, a Argentina reagiu no placar geral e por fim Schwartzman fez o papel esperado como 15º do ranking e garantiu o terceiro ponto ao superar com muita facilidade o desconhecido Alexander Zgirovsky, de 20 anos e também sem ranking, por 6/1 e 6/2.
Nas outras definições do domingo, a Bolívia levou virada dolorosa da Bélgica no saibro de Assunção. Depois de sair com 2 a 0, os bolivianos perderam os três jogos de domingo e foram eliminados. Já Romênia confirmou a vitória em casa sobre Portugal, em piso sintético coberto, por 3 a 1, e os Países Baixos marcaram 4 a 0 sobre o Uruguai mesmo no saibro de Montevidéu.
Dessa forma, estão definidos os 12 países que poderão jogar o quali de fevereiro: Brasil, Argentina, Bélgica, Japão, Ucrânia, Finlândia, Eslováquia, Noruega, Coreia do Sul, Peru, Romênia e Países Baixos. Conforme o ranking a ser divulgado nesta segunda-feira, oito países terão vaga direta no quali e outros quatro terão de se cruzar dois a dois para definir as vagas restantes.
O qualificatório do Mundial de 2022 acontecerá entre 20 países, adicionando-se os que 10 que perderem na fase classificatória do Grupo Mundial, em novembro. Dentro desse universo, a ITF indicará os cabeças de chave e sorteará os outros como adversários.