Santiago (Chile) - Começou com vitória a campanha do paulista Felipe Meligeni no challenger de Santiago, disputado no saibro e com premiação de US$ 52.080. Nesta terça-feira, ele derrotou o quali norte-americano Oliver Crawford em sets diretos, gastando 2h01 para marcar parciais de 7/6 (8-6) e 6/3.
Na segunda rodada, o sobrinho de Fernando Meligeni terá uma tarefa bem mais dura pela frente. Seu próximo oponente na competição será o argentino Juan Ignacio Londero, cabeça de chave número 7, que teve trabalho para superar a estreia, batendo o tenista da casa Gonzalo Lama com 6/2, 3/6 e 6/1.
Será a primeira vez que o paulista de 23 anos e atual 205 do mundo enfrentará o argentino de 28 anos e 157º no ranking da ATP. O vencedor garantirá um lugar nas quartas de final, fase em que Felipe pode cruzar com o paranaense Thiago Wild, que mais tarde abrirá campanha no torneio.
O primeiro set foi muito equilibrado e terminou sem quebras, com Meligeni salvando os três e únicos break-points disputados. Ele chegou a estar perdendo o tiebreak por 2-4, mas deu a volta por cima e fechou com 8-6. Na segunda parcial, o brasileiro anotou uma quebra no segundo game e com ela foi até o final.
Matos perde para convidado da casa
Outro brasileiro que estreou em Santiago, o gaúcho Rafael Matos não manteve o embalo após furar o quali do torneio e acabou derrotado em seu primeiro jogo na chave principal. O algoz foi o convidado da casa Diego Flores, que gastou 2h30 para triunfar com o placar final de 6/2, 4/6 e 6/4.
Top 100 nas duplas, Matos tem como parceiro no torneio justamente Meligeni, com quem forma a dupla cabeça de chave 1. Campeões no ATP 250 de Córdoba e no challengers Como, além de outros quatro vices na temporada, eles iniciam a competição contra Wild e o canadense Alexis Galarneau.