Indian Wells (EUA) - Mais uma vez a norte-americana Shelby Rogers deu mostras de seu espírito de luta e capacidade de suportar a pressão em momentos decisivos. Mesmo começando atrás no placar, a experiente norte-americana de 28 anos e 44ª do ranking conseguiu superar a canadense Leylah Fernandez, finalista do US Open e 28ª colocada, por 2/6, 6/1 e 7/6 (7-4) em 2h35 de partida nesta terça-feira para chegar às quartas de final do WTA 1000 de Indian Wells.
"Foi uma partida incrível, o nível de tênis foi muito alto. Leylah está tendo uma temporada incrível e é uma menina muito doce, é uma pessoa genuína dentro e fora da quadra. Então foi um prazer ter essa batalha contra ela hoje. Ela tem um futuro promissor", disse Rogers, enaltecendo o grande momento da jovem rival de 19 anos. Esta foi sua segunda vitória diante da canadense no circuito.
🆁🅴🆂🅸🅻🅸🅴🅽🆃 🔥
🇺🇸 @Shelby_Rogers_ left it all on the court and defeats Fernandez in a three set battle! 💪#BNPPO21 pic.twitter.com/HYvrXRCKdp— wta (@WTA) October 12, 2021
"Tudo era uma questão de quem conseguiria ditar os pontos hoje, quem conseguiria assumir o controle dos pontos mais cedo. Ela tem um forehand incrível. Honestamente eu não gosto tanto dessas quadras mais lentas, mas essa é a beleza do tênis, você ganha algumas e perde outras. Hoje o jogo caiu para o meu lado e estou ansiosa para o próximo", avaliou a norte-americana, que fez 36 a 25 em winners e cometeu 42 erros não-forçados, mesmo número que sua adversária.
Rogers vive bom momento no circuito, tendo alcançado recentemente o top 40 do ranking em julho. No último US Open, eliminou a número 1 do mundo Ashleigh Barty na terceira rodada, antes de cair para a campeã Emma Raducanu nas oitavas. Sua próxima adversária será a letã Jelena Ostapenko, ex-top 5 e atual 29ª do ranking. Ela perdeu os dois duelos anteriores que fez contra Ostapenko.
✅ First Indian Wells quarterfinal secured #BNPPO21 | @Shelby_Rogers_ pic.twitter.com/tjgdGLKfVL
— BNP Paribas Open (@BNPPARIBASOPEN) October 12, 2021
Apesar de Fernandez ter seu saque frequentemente ameaçado durante o primeiro set, enfrentando quatro break-poitns em três games distintos, a canadense escapou ilesa e aproveitou suas duas chances de quebra para vencer a parcial. Ela fez 10 a 9 em winners e cometeu 10 erros não-forçados, contra 13 de Rogers.
Mas no segundo set, Fernandez não conseguiu confirmar o saque nenhuma vez, tanto que fez apenas oito pontos em 24 possíveis em seus games de serviço e permitiu quatro quebras a Rogers. A norte-americana abriu 5/0 e a canadense até devolveu uma das quebras para evitar o 'pneu', mas não evitou a perda do set na parcial seguinte. Rogers fez 7 a 2 em winners e cometeu sete erros contra 11.
O set decisivo começou com uma quebra para cada lado, e depois as sacadoras prevaleceram, apesar de ambas terem muitas oportunidades. Fernandez chegou a salvar um match-point no saque quando perdia por 6/5, contando com a potência de seus golpes na paralela. Rogers, que tentou controlar um pouco a agressividade e fazer um jogo firme do fundo de quadra, prevaleceu durante o tiebreak decisivo para fechar o jogo.