Indian Wells (EUA) - Reconhecida por seu tênis agressivo e de muita potência nos golpes, especialmente com o forehand, Jelena Ostapenko precisou mostrar poder de reação para vencer mais uma no WTA 1000 de Indian Wells e garantir seu lugar na semifinal do torneio. A letã superou nesta quarta-feira a norte-americana Shelby Rogers por 6/4, 3/6 e 6/3 em 2h15 de partida. Ostapenko perdia o último set por 3/1, mas terminou o jogo vencendo cinco games seguidos.
"Foi uma grande vitória, eu estava jogando bem, mas também joguei um pouco contra mim mesma, porque tive muitos altos e baixos e sinto que poderia ter fechado em dois sets. Tive muitas oportunidades, mas errei algumas bolas porque é muito difícil jogar contra ela", disse Ostapenko, que liderou a estatística de winners por 51 a 22 e cometeu 46 erros contra 17 de Rogers. A partida teve 15 quebras de serviço, sendo para a letã.
On a roll 💨@JelenaOstapenk8 is into her third semifinal of the year after stopping Rogers' run at the @BNPPARIBASOPEN! pic.twitter.com/23tFXDmxzS
— wta (@WTA) October 14, 2021
Campeã de Roland Garros em 2017 e ex-número 5 do mundo, Ostapenko aparece atualmente no 29º lugar do ranking aos 24 anos. Na atual temporada, venceu 32 partidas, com destaque para o título do WTA 500 de Eastbourne e a final do WTA 250 de Luxemburgo.
"Estou muito feliz por estar na semifinal, foi um ano difícil para mim, com muitos altos e baixos, mas sinto que meu tênis está melhor e mais consistente. Estou muito feliz porque hoje eu consegui lutar até o último ponto, estava perdendo por 3/1 no último set, mas consegui vencer a partida", avaliou a letã, que tenta alcançar sua décima final na carreira e a terceira em um WTA 1000. Ela já foi vice-campeã em Doha (2016) e Miami (2018).
A adversária de Ostapenko será Victoria Azarenka, bicampeã do torneio e ex-número 1 do mundo. A bielorrussa de 32 anos venceu o único duelo anterior entre elas, disputado no saibro de Roland Garros em 2019. "É claro que ela é uma grande jogadora, uma campeã e uma lutadora em quadra. Eu só espero que seja uma partida interessante, quero aproveitar e estou muito ansiosa".
Watch me whip 😎@Shelby_Rogers_ | #BNPPO21 pic.twitter.com/a3QmpJj9Jo
— wta (@WTA) October 14, 2021
O duelo das quartas entre Ostapenko e Rogers começou melhor para a letã, que abriu larga vantagem, com duas quebras e chegou a liderar o set inicial por 5/1. Ela perdeu as duas chances de sacar para o set, mas voltaria a quebrar o serviço da norte-americana na sequência. As sacadoras tiveram muita dificuldade no segundo set, que teve sete quebras em dez games. Pior para Ostapenko, que só confirmou um game de saque e cometeu 18 erros.
Já no terceiro set, Rogers começou melhor e foi a primeira a quebrar, chegando a liderar por 3/1. Além disso, aproveitava os frequentes saques de Ostapenko em seu forehand para atacar com as devoluções na paralela. Mas a norte-americana não aproveitou as chances de ampliar a vantagem em um game muito longo. A partir de então, a letã passou a controlar as ações do fundo de quadra e mandava nos pontos para definir a disputa em três sets.