Paris (EUA) - A ótima semana do francês Hugo Gaston, que foi do quali até as quartas de final do Masters 1000 de Paris, terminou nesta sexta-feira. O jovem jogador de 21 anos contou mais uma vez com muito apoio da torcida no Palácio de Bercy, mas foi superado pelo número 2 do mundo Daniil Medvedev, que marcou as parciais de 7/6 (9-7) e 6/4 em 1h45 de partida.
Medvedev tem agora 53 vitórias na temporada. O russo de 25 anos é o atual campeão em Paris e pode reeditar a final do ano passado contra Alexander Zverev, caso o alemão vença sua partida contra o norueguês Casper Ruud. No histórico de confrontos, Zverev tem 5 a 4 contra Medvedev, mas o russo venceu as três últimas. Já contra Ruud, o vice-líder do ranking venceu os dois duelos anteriores.
Weathering a French storm ⛈@DaniilMedwed digs DEEP to end Gaston’s Cinderella run in Paris - saving 3 set points in the first and prevailing 7-6(7) 6-4!#RolexParisMasters pic.twitter.com/RL4ezC6roQ
— Tennis TV (@TennisTV) November 5, 2021
Pensando também na disputa para ser indicado o número 1 da temporada, considerando apenas os pontos conquistados em 2021, Medvedev segue com chances matemáticas, mas a situação é cada vez mais favorável a Novak Djokovic. Como o sérvio também está na semifinal em Paris, o russo precisa ser finalista para continuar com chances de ultrapassá-lo na corrida de 2021. Se Djokovic vencer mais uma, Medvedev terá que ser campeão em Paris para depois disputar essa posição com o sérvio durante o ATP Finals.
Já Gaston vinha de cinco vitórias seguidas no torneio. Ainda durante o qualificatório, passou por Kevin Anderson e Lorenzo Musetti. Depois, pela chave principal, derrotou Pablo Carreño Busta, Arthur Rinderknech e Carlos Alcaraz. Na partida das oitavas, diante do espanhol de 18 anos, perdia o segundo set por 5/0 e fez sete games seguidos. O atual 103º do ranking deve saltar mais de 30 posições com a boa campanha.
Merci Hugo 👏🇫🇷@DaniilMedwed applauds @HugoGaston7 off the court after a sensational tournament!#RolexParisMasters pic.twitter.com/uBg1FXRH3A
— Tennis TV (@TennisTV) November 5, 2021
Russo salvou três set-points na primeira parcial
O duelo das quartas de final começou com domínio dos sacadores, apesar de eles terem enfrentado games longos em seus serviços. Gaston foi o primeiro a quebrar e fez 5/4, mas não aproveitou os três set-points que teve quando sacava para o set. Medvedev devolveu a quebra e fechou a parcial em um equilibrado tiebreak.
O russo aproveitou o bom momento e largou com 4/0 no segindo set. Foram duas quebras e apenas um ponto perdido no saque naqueles momentos. Gaston até devolveria uma quebra, chegando a vencer três games seguidos, mas não teve mais chances de ameaçar o saque do vice-líder do ranking. Medvedev liderou a contagem de winners por 30 a 19 e cometeu 28 erros contra 16 do rival. Com ótimo desempenho no saque, o russo disparou 13 aces e só enfrentou três break-points em todo o jogo.
Medvedev going OFF 🔥@DaniilMedwed #RolexParisMasters pic.twitter.com/36SNIyxdQS
— Tennis TV (@TennisTV) November 5, 2021