Madri (Espanha) - Logo depois de garantir a classificação da equipe russa para a final da Copa Davis, Daniil Medvedev ouviu vaias do público na Arena de Madri e o barulho foi ainda mais intenso enquanto ele comemorava em quadra a vitória sobre o alemão Jan-Lennard Struff na semifinal. Já durante a entrevista, o número 2 do mundo deu o troco na torcida, ao lembrar que o time russo venceu e eliminou a anfitriã Espanha na fase de grupos.
"Estou muito feliz por nosso time estar na final. É incrível. Tivemos duas ótimas semanas no torneio até aqui, e ganhar da Espanha em Madri foi o ponto alto da campanha. Estávamos muito felizes no vestiário por termos vencido o time da casa", disse Medvedev ainda em quadra, logo depois de ter vencido Struff neste sábado por duplo 6/4. "Tudo começou em 2019 no US Open, mas não vou me cansar de dizer isso: As pessoas ainda não entendem como me fazer perder. Elas deveriam me apoiar! Mas está tudo bem, pessoal", disse ele, dirigindo-se ao público. "Continuem assim que eu vou continuar ganhando".
Medvedev's highlight of the Davis Cup Finals so far?
'Beating Spain in Madrid' 🙃@DaniilMedwed | #DavisCupFinals #byRakuten pic.twitter.com/0eMwCKnWsJ— Davis Cup (@DavisCup) December 4, 2021
Medvedev também falou sobre a comemoração durante a entrevista coletiva. "Depois das partidas, se eu for comemorar, gosto de fazer algo divertido. Na nossa equipe, temos um treinador espanhol que trabalha com o Karen [Khachanov]. Ele não sabe muitas palavras em russo, mas sabe como dizer: 'Calma'. Quando jogamos cartas ou jogamos tênis ou futebol ou qualquer coisa, quando alguém ganha, ele fica tipo: Calma, calma".
"Quando Cristiano Ronaldo jogava no Real Madrid, ele fazia essa comemoração várias vezes. É por isso que decidi fazer isso. Eu senti que seria divertido. Mas, sim, provavelmente foi uma decisão errada, mas isso pode acontecer. Para ser sincero, é claro que é melhor quando as pessoas te apoiam, mas se não apoiarem, você tem que vencer tanto contra eles quanto contra o adversário", complementou o russo, que agora se prepara para o duelo contra a Croácia na final deste domingo, ao meio-dia (de Brasília).
When in Madrid...
— Davis Cup (@DavisCup) December 4, 2021
'Calmaaa' 🤫@DaniilMedwed | #DavisCupFinals #byRakuten pic.twitter.com/GHhASMqLOY
Na atual edição da Davis, os atletas russos não podem usar a bandeira e hino nacional, utilizando o emblema da Federação de Tênis do país. Mas isso tem impacto mínimo na opinião de Medvedev:
"Eu só posso falar por mim. Para os outros, é melhor perguntar para eles. Quando estou na quadra, eu sei que país represento. Eu sei qual é o meu hino nacional. Claro que não é bom não ter a chance levantar a sua bandeira, ouvir o seu hino. Mas ao mesmo tempo, ainda é a mesma competição: a Copa Davis. Ainda estou jogando pelo mesmo país. Se vencermos, todos ficaremos decepcionados com esses pequenos detalhes, mas ao mesmo tempo uma vitória é uma vitória. Então isso realmente não afeta o meu desempenho na quadra".