Notícias | Dia a dia
Djoko explica erro em formulário e eventos pós-Covid
12/01/2022 às 00h13

Melbourne (Austrália) - O sérvio Novak Djokovic usou as redes sociais para divulgar, nesta quarta-feira, uma nota se defendendo de algumas acusações feitas recentemente, entre elas a de ter mentido no formulário de entrada na Austrália e ao fato de ter participado de eventos dias após testar positivo para Covid-19.

Em relação ao evento com crianças em Belgrado, um dia após o positivo, ele garantiu que só soube do resultado após sua participação. Já sobre a entrevista com o L’Equipe no dia seguinte, o sérvio reconheceu o erro e lamentou o ocorrido.

Por fim, o número 1 do mundo esclareceu que houve um erro no momento de preencher os dados na fronteira, que teria sido de responsabilidade de seu agente. Ele também afirmou que já entrou em contato com as autoridades para corrigir o problema.

Contudo, as explicações do sérvio não chegaram a abordar a mais recente acusação, feita pela revista alemã Der Spiegel, que apontou indícios de que o exame positivo de Covid apresentado pelo número 1 do mundo foi manipulado.

Leia o comunicado de Djokovic na íntegra:

Gostaria de esclarecer as seguidas desinformações sobre minha participação em eventos em dezembro depois de um teste PCR positivo para Covid. Essa desinformação precisa ser corrigida, particularmente em relação ao formulário de entrada na fronteira e à minha presença na Austrália, pois está sendo muito dolorosa e preocupante para minha família.

Gostaria de enfatizar que venho me esforçando ao máximo para assegurar a segurança de todos, agindo de acordo com os testes obrigatórios. Eu compareci a uma partida de basquete em Belgrado no dia 14 de dezembro e depois disso muitas pessoas testaram positivo para Covid-19. Apesar de não ter sintomas, fiz um teste rápido de antígeno em 16 de dezembro, que deu negativo, e por precaução também fiz um teste PCR no mesmo dia.

No dia seguinte, eu estive em um evento de tênis em Belgrado, entregando prêmios às crianças, onde fiz outro teste de antígeno e também deu negativo. Estava sem sintomas, me sentindo bem e ainda não tinha recebido o resultado do teste PCR até o fim daquele evento.

No dia seguinte, 18 de dezembro, estava no meu centro de tênis em Belgrado para cumprir uma entrevista que havia prometido ao L'Equipe e também para fazer algumas fotos. Cancelei todos os eventos, exceto essa entrevista.

Eu me senti obrigado em seguir em frente e fazer a entrevista com o L'Equipe, pois não queria decepcionar os jornalistas, mas me assegurei de cumprir distanciamento social e não tirei a máscara a não ser na hora que as fotos foram feitas. Quando voltei para casa depois da entrevista, me isolei pelo tempo necessário, refleti e vi que foi um erro de julgamento aceitado fazer aquilo e que deveria ter remarcado o compromisso.

Em relação à questão da declaração (na fronteira australiana), foi uma questão do time que me apoia e meu agente pede perdão por ter marcado errado o campo sobre viagens antes de entrar na Austrália. Estamos vivendo em tempos complicados durante uma pandemia e às vezes esses erros acontecem. Hoje meu time já providenciou as informações certas para esclarecer a questão com o Governo da Austrália.

Sinto que era importante esclarecer essas desinformações e reforçar meu total respeito pelo Governo da Austrália, sua autoridade e seus processos. É sempre uma honra e um privilégio jogar na Austrália. O Australian Open é um torneio muito amado pelos jogadores, pelos fãs e por toda a comunidade, não apenas de Victoria ou da Austrália, mas ao redor do globo e apenas gostaria de competir contra os melhores jogadores do mundo e dar o meu melhor para uma das melhores plateias do mundo.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Novak Djokovic (@djokernole)

Comentários