Notícias | Dia a dia | Australian Open
ATP lamenta ausência de Djokovic e recomenda vacinação
16/01/2022 às 07h57

Djokovic teve seu visto de permanência na Austrália cancelado e terá que deixar o país

Foto: Divulgação

Melbourne (Austrália) - Após a decisão da Justiça australiana de confirmar o cancelamento do visto de permanência no país de Novak Djokovic, a ATP emitiu um comunicado a respeito da ausência do número 1 do mundo no primeiro Grand Slam da temporada. A entidade lamenta a situação ocorrida com o sérvio, que não apresentou o comprovante de vacinação em sua chegada à Austrália, e recomenda a todos os jogadores que busquem a vacinação o quanto antes.

"A decisão de hoje de manter o cancelamento do visto australiano de Novak Djokovic marca o fim de uma série de eventos profundamente lamentáveis. Em última análise, as decisões das autoridades legais em matéria de saúde pública devem ser respeitadas. É necessário mais tempo para fazer um balanço dos fatos e tirar os aprendizados dessa situação", diz a nota emitida pela ATP neste domingo.

"Independentemente de como esse ponto foi alcançado, Novak é um dos maiores campeões do nosso esporte e sua ausência no Australian Open é uma perda para o esporte. Sabemos como os últimos dias foram turbulentos para Novak e o quanto ele queria defender seu título em Melbourne. Desejamos a ele tudo de bom e esperamos vê-lo de volta às quadras em breve", seguiu a entidade que comanda o circuito, em solidariedade ao nove vezes campeão do Australian Open e dono de 20 títulos de Grand Slam.

"A ATP continua a recomendar fortemente a vacinação a todos os jogadores", complementou a ATP na nota oficial. Números da entidade divulgados no início do ano, mostram que 97% dos jogadores no atual top 100 do ranking estão com o ciclo de vacinação completo.

A organização do Australian Open também se manifestou por meio de nota à imprensa: "A Tennis Australia respeita a decisão do Tribunal Federal. De acordo com as regras dos Grand Slam, a posição 1 na chave será ocupada por um lucky-loser. A programação atualizada para segunda-feira, 17 de janeiro, pode ser vista em ausopen.com. Esperamos ter um torneio competitivo e emocionante no Australian Open de 2022 e desejamos boa sorte a todos os jogadores".

A vaga de Djokovic na chave será ocupada pelo italiano Salvatore Caruso, 150º do ranking, que entra no torneio como lucky-loser, depois ter perdido na última rodada do quali. A estreia de Caruso em Melbourne será por volta das 3h (de Brasília) contra o sérvio Miomir Kecmanovic, 78º do ranking, e que seria o rival do número 1 do mundo.

Comentários