Notícias | Dia a dia | Australian Open
Nadal pega Berrettini para ampliar marcas em Slam
27/01/2022 às 02h33

Melbourne (Austrália) - O espanhol Rafael Nadal já é um dos maiores nomes da história do tênis, mas segue firme na busca por conquistas e números cada vez mais expressivos. Nesta sexta-feira às 0h30 (horário de Brasília), o canhoto de Mallorca abrirá as semifinais masculinas enfrentando o italiano Matteo Berrettini pela segunda vez na carreira, tendo levado a melhor no único embate anterior, na semifinal do US Open de 2019.

Campeão do Australian Open em 2009, Nadal tenta chegar à decisão do torneio pela sexta vez, se isolando como o terceiro maior finalista da história em Melbourne. Por enquanto ele está empatado com o britânico Andy Murray e o sueco Stefan Edberg (todos com 5), atrás apenas do sérvio Novak Djokovic, o recordista com 9, e do suíço Roger Federer, que já disputou 7 decisões no primeiro Slam da temporada.

Se um novo triunfo fará o espanhol se aproximar dos dois maiores rivais quando o assunto é o Australian Open, ele também ficará mais perto do recorde de títulos de Slam, podendo chegar a 21 e deixando Federer e Djokovic com 20. Mais conquistas do que eles, somente para a australiana Margaret Court (24), a norte-americana Serena Williams (23) e a alemã Steffi Graf (22).

+ Tsitsipas tenta dar o troco em Medvedev após 1 ano
+ 'Rafa perdeu 4 quilos por desidratação', afirma Moyá
+ Berrettini reencontra Nadal com outra mentalidade


Aos 35 anos e 241 dias, Nadal tenta se juntar a Federer e ao australiano Ken Rosewall, que conquistaram o título do Australian Open com mais de 35, ambos conseguindo este feito duas vezes. Ele também pode aumentar seu recorde de tempo entre dois títulos de Grand Slam, que atualmente é 15 anos e 4 meses, entre suas vitórias em Roland Garros de 2005 e 2020. A marca passaria então a 16 anos e sete meses, aproximando dos 17 anos e 5 meses de Serena Williams.

Do outro lado, Berrettini chega às semifinais do torneio apenas pela primeira vez. O italiano atingiu a penúltima rodada de um Slam apenas outras duas vezes, perdeu a primeira justamente para Nadal, no US Open de 2019, e no ano passado venceu o polonês Hubert Hurkadz em Wimbledon para depois ser superado pelo sérvio Novak Djokovic na decisão.

Os dois travarão também um duelo direto pela quinta colocação no ranking. Nadal é o atual número 5 do mundo e Berrettini o sétimo colocado. Quem levar a melhor, além de garantir um lugar na decisão, também terminará o torneio no top 5, restando ao derrotado ficar na sexta posição.

Comentários