Córdoba (Argentina) - Depois de uma estreia tranquila no ATP 250 de Córdoba, Diego Schwartzman teve bem mais dificuldade para superar seu compromisso das quartas e garantir vaga na semifinal da competição em quadras de saibro. Principal cabeça de chave do torneio e número 14 do mundo, Schwartzman precisou de três sets e 2h18 para vencer o colombiano Daniel Elahi Galan, 127º do ranking, por 3/6, 6/0 e 7/5.
Diego DELIVERS 🇦🇷💪
— Tennis TV (@TennisTV) February 5, 2022
A shaky start but @dieschwartzman gets past Galan 3-6 6-0 7-5 in a thriller to seal his spot in the semifinals!#CordobaOpen2022 pic.twitter.com/1ZHSxYMzgt
Durante a partida, Schwartzman chegou a receber atendimento médico para um desconforto na região abdominal. O argentino sofreu a única quebra do primeiro set, mas dominou a parcial seguinte, aplicando um 'pneu' contra Galan. Já na parcial decisiva, o principal favorito chegou a liderar por 5/3, mas foi quebrado quando sacava para o jogo, permitindo o empate ao rival. Ainda assim, conseguiu uma nova quebra de serviço no último game da partida.
Aos 29 anos, Schwartzman faz sua quarta participação no ATP de Córdoba e tem como melhor resultado o vice-campeonato em 2020, ano em que foi superado por Cristian Garin na final. O argentino também tem um título em casa, no ATP de Buenos Aires do ano passado. Vencedor de quatro torneios no circuito, ele busca sua 13ª final.
Gestos de dolor, Schwartzman con molestias en el abdominal. Arranca el tercer set contra Galan pic.twitter.com/kwICau8jYJ
— Danny Miche (@dannymiche) February 4, 2022
O adversário de Schwartzman na semifinal pode ser outro argentino, o jovem de 21 anos e 77º do ranking Sebastian Baez, que encerra a rodada desta sexta-feira, enfrentando o chileno vindo do quali Alejandro Tabilo. Baez vem de duas vitórias expressivas, diante de Fernando Verdasco na estreia e Cristian Garin nas oitavas de final.
Do outro lado da chave, o argentino Juan Ignacio Londero segue na busca por seu segundo título em Córdoba. Campeão do torneio em 2019, o ex-top 50 e atual 139º do ranking venceu o sérvio Nikola Milojevic por 6/4 e 7/5. Londero enfrenta o experiente espanhol Albert Ramos, canhoto de 34 anos e 44º do ranking, que venceu o cabeça 4 italiano Lorenzo Sonego por 7/6 (7-5) e 7/5. Ramos e Londero já se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado.