Notícias | Dia a dia
Após entrevista, WTA cobra encontro com Peng
07/02/2022 às 17h04

WTA ainda teme que a chinesa não possa se comunicar livremente

Foto: Arquivo

Miami (EUA) - Mesmo após a divulgação de uma entrevista de Shuai Peng para o jornal francês L'Equipe e da confirmação de que o Comitê Olímpico Internacional teve um encontro presencial com a tenista durante os Jogos Olímpicos de Inverno, em Pequim, a WTA mantém sua posição de cautela a respeito da segurança da jogadora chinesa e teme que ela ainda não possa se comunicar livremente.

A entidade exige um encontro presencial e privado com Peng, sem a presença de outros interlocutores, a fim de averiguar as denúncias de agressão sexual feitas pela chinesa contra um membro do alto escalão do governo em 2 de novembro do ano passado.

"É sempre bom ver Shuai Peng, seja em uma entrevista ou participando dos Jogos Olímpicos. No entanto, sua recente entrevista não alivia nenhuma de nossas preocupações sobre sua postagem inicial de 2 de novembro", diz Steve Simon, CEO da WTA, por meio de nota. "Para reiterar nossa opinião, Peng deu um passo ousado ao apresentar publicamente a acusação de que ela foi agredida sexualmente por um alto líder do governo chinês".

Como faríamos com qualquer uma de nossas jogadoras globalmente, pedimos uma investigação formal sobre as alegações pelas autoridades competentes e uma oportunidade para a WTA se reunir com Peng - em particular - para discutir sua situação. Continuamos firmes em nossa posição e nossos pensamentos permanecem com Shuai Peng", acrescentou o dirigente.

O jornal francês L'Equipe divulgou uma entrevista com Peng nesta segunda-feira, mas esclareceu que as perguntas foram enviadas com antecedência e um funcionário do comitê olímpico chinês estava participou da conversa, traduzindo os comentários que Peng fazia em chinês. O jornal diz ainda que contava com seu próprio intérprete independente durante as gravações.

Já o Comitê Olímpico Internacional informou que o presidente Thomas Bach se reuniu com Peng no último sábado durante um jantar no Clube Olímpico de Pequim. A ex-presidente da Comissão de Atletas e membra do COI Kirsty Coventry também participou do encontro. Os dirigentes já haviam participado de duas videoconferências com a tenista. Segundo o COI, Peng irá comparecer a vários eventos nos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 nos próximos dias, mas não foram divulgados mais detalhes sobre o conteúdo das conversas.

Comentários