Roterdã (Holanda) - Principal cabeça de chave do ATP 500 de Roterdã, Stefanos Tsitsipas estreou com vitória no torneio holandês em quadras duras e cobertas. O número 4 do mundo precisou de três sets e 2h39 para superar o espanhol Alejandro Davidovich Fokina, 46º do ranking, por 7/5, 6/7 (1-7) e 6/4.
Esta foi a segunda vitória de Tsitsipas contra o espanhol no circuito, repetindo o resultado positivo do Masters 1000 de Monte Carlo do ano passado. O grego de 23 anos agora espera pelo vencedor da partida entre o sul-africano Lloyd Harris e o bielorrusso Ilya Ivashka.
Masterful 👌
No. 1 seed @steftsitsipas battles past Davidovich Fokina 7-5 6-7 6-4 and moves into the 2nd round in Rotterdam!#abnamrowtt pic.twitter.com/N16zUCdOxp— Tennis TV (@TennisTV) February 8, 2022
Tsitsipas disparou 15 aces na partida contra nenhum de Davidovich Fokina e liderou a estatística de winners por 35 e 29. Além disso, cometeu menos erros não-forçados, 25 contra 29 de seu adversário. Cada jogador teve nove break-points na partida, com seis quebras a favor do grego e quatro para o espanhol.
Durante a primeira parcial, Tsitsipas esteve por duas vezes com quebra atrás no placar. Davidovich Fokina chegou a sacar para o set quando vencia por 5/4, mas não aproveitou a chance e o grego reagiu para vencer três games seguidos. O segundo set teve uma quebra para cada lado, antes da definição no tiebreak, amplamente dominado pelo espanhol.
A definição ficou para o set decisivo, em Tsitsipas não correu riscos em seus games de saque. O grego disparou três aces e não enfrentou break-points, além de ter perdido só três pontos em seu serviço. A parcial teve apenas uma quebra, conquistada pelo principal favorito, que consolidou a vitória.
A touch of class 👌@steftsitsipas #abnamrowtt pic.twitter.com/jntl2IJ6Sx
— Tennis TV (@TennisTV) February 8, 2022