Rio de Janeiro (RJ) - Depois de deixar em dúvida sua participação no Rio Open, nesta sexta-feira o argentino Juan Matin del Potro oficializou a ausência no ATP 500 carioca. O anúncio veio através das redes sociais do torneio, que lamentou a perda de uma grande estrela na chave.
"Juan Martin Del Potro infelizmente não disputará o Rio Open. Sempre foi um sonho tê-lo com a gente e chegamos muito perto de poder realizá-lo. Desejamos muito sucesso no futuro e saiba que as portas do Rio Open sempre estarão abertas", disse a organização do torneio em comunicado.
O convite que foi dado ao argentino ex-número 3 do mundo foi repassado ao promissor chinês Juncheng Shang, atual número 2 do juvenil. Ele herda o convite por fazer parte do programa de apoio de jovens tenistas da IMG, dona da competição.
O chinês de 17 anos foi vice-campeão do US Open e semifinalista de Wimbledon no ano passado. Shang também é o atual campeão do Banana Bowl. No profissional, porém, ele ainda dá seus primeiros passos e ocupa a modesta 663ª colocação no ranking, com três títulos de ITF conquistados no ano passado.
A organização do Rio Open costuma destinar o convite da IMG para jovens promessas do circuito. Entre os exemplos recentes estão Casper Ruud, em 2017, quando tinha apenas 17 anos, Felix Auger-Aliassime em 2019 e Carlos Alcaraz em 2020. Os dois primeiros já chegaram ao top 10, enquanto Alcaraz está com 18 anos e já ocupa o 29º lugar do ranking da ATP. Ruud e Alcaraz voltarão a disputar o torneio este ano.