Monterrey (México) - Depois de ter vencido seus dois primeiros jogos pelo WTA 250 de Monterrey, Beatriz Haddad Maia entra em quadra na noite desta sexta-feira pelas quartas de final do torneio mexicano em quadras duras. A número 1 do Brasil e 69ª do mundo enfrenta a tcheca Marie Bouzkova, 81ª do ranking, a partir das 19h30 (de Brasília).
A adversária de Bia foi definida apenas durante a última madrugada desta sexta, no último jogo da rodada das oitavas de final. Bouzkova venceu a experiente croata de 31 anos Petra Martic, ex-top 15 e atual 85ª colocada por 6/4 e 6/2. Apesar de nunca ter enfrentado a tcheca de 23 anos, a canhota paulista conhece bem sua próxima adversária.
"Já estivei em muitos torneios junto com a Bouzkova. Inclusive, ela treinava na IMG, então eu conheço mais o jogo dela. É uma jogadora agressiva, que vem de bons resultados e joga em alto nível de tênis", disse sobre a rival, que foi finalista do WTA de Guadalajara na última semana. "Mas tenho que pensar nas minhas coisas e no que está no meu controle".
Bia pode voltar a uma semifinal depois de três anos
Em caso de vitória, Bia voltará a uma semifinal de torneio da WTA depois de quase três anos. A última vez foi em abril de 2019, no saibro de Bogotá, em que ela foi eliminada pela norte-americana Amanda Anisimova. Já sua melhor campanha em torneio de simples na elite do circuito foi o vice-campeonato no WTA de Seul de 2017, em que foi superada pela então top 10 Jelena Ostapenko na final.
A vaga nas quartas de final está rendendo 60 pontos no ranking da WTA para Bia. Mas como ela tem 29 pontos a descartar, de seu 16º e último resultado válido para a atual classificação, está avançando em torno de cinco posições. Mas se ela for semifinalista, fará 110 pontos e irá se aproximar de seu recorde pessoal, que foi o 58º lugar. Bia pode até entrar em um inédito top 50 em caso de título. O torneio mexicano vale 280 pontos no total.