Indian Wells (EUA) - Por pouco não acabou neste sábado a invencibilidade do espanhol Rafael Nadal neste começo de temporada. O norte-americano Sebastian Korda teve a vitória nas mãos e sacou duas vezes para o jogo, mas falhou em ambas e viu o número 4 do mundo mostrar toda sua força para superar a estreia no Masters 1000 de Indian Wells, marcando parciais de 6/2, 1/6 e 7/6 (7-3), em 2h29 de partida.
+ Rafael Nadal desiste do Masters 1000 de Miami
Classificado para a terceira fase do torneio californiano, o espanhol terá pela frente o britânico Daniel Evans, que mais cedo arrasou o argentino Federico Coria com o placar final de 6/2 e 6/2, anotado em apenas 67 minutos. Será a terceira vez que os dois irão se enfrentar no circuito, a primeira desde 2019, quando Nadal venceu em Montréal e na Copa Davis.
Nadal começou muito bem na partida, logo no primeiro game pressionou o saque do rival e saiu anotando uma quebra. Com a vantagem no placar, o espanhol deslanchou e abriu confortáveis 4/0. No quinto game, Korda enfim confirmou o serviço pela primeira vez e na sequência teve duas chances para devolver uma das quebras, ambas evitadas pelo rival.
🔥 Blistering 🔥
— Tennis TV (@TennisTV) March 12, 2022
Simply blistering @SebiKorda...#IndianWells pic.twitter.com/Ht0pSmFI08
Após ceder apenas dois games ao atleta da casa no primeiro set, Nadal voltou em um ritmo bem mais baixo para o segundo. Seu desempenho com o saque caiu bastante, de 68% para apenas 46%, e a precisão diminuiu. As seis bolas vencedoras da parcial inicial viraram apenas duas e os erros não forçados subiram de só três para dez.
Jogando mais dentro de quadra e com aproveitamento de saque que saiu de 50% para 68%, Korda deu as cartas no set. Ele venceu os três primeiros games da disputa e depois ainda anotou uma quebra a mais, no sexto game, para fazer 6/1 e empatar o jogo.
RAFA Being RAFA 💪
— Tennis TV (@TennisTV) March 12, 2022
Back(hand) from the brink...@RafaelNadal #IndianWells pic.twitter.com/p1W0dgzurv
A definição foi para a terceira parcial, na qual Nadal até recobrou um pouco do desempenho do começo, mas não o suficiente. Korda aproveitou o melhor momento e seguiu mais perigoso, pressionando o espanhol. Ele chegou a abrir 5/2, sacou duas vezes para fechar, não teve um match-point sequer e perdeu as duas quebras que tinha de vantagem.
Sem novas quebras, veio o tiebreak para decidir o vitorioso. Em melhor momento na reta final, vencendo quatro games seguidos para se salvar e seguir vivo no jogo, Nadal prevaleceu no desempate e selou sua segunda vitória em dois jogos sobre Korda, chegando ao 16º triunfo consecutivo em 2022.
Herculean Effort from Rafa 🙌
— Tennis TV (@TennisTV) March 12, 2022
The moment @RafaelNadal completed a superb comeback against Korda, staying unbeaten so far in 2022!#IndianWells pic.twitter.com/u2Q4TgLlom