Concepción (Chile) - A boa semana de Matheus Pucinelli no challenger de Concepción chegou ao fim nesta sexta-feira, com a queda nas quartas de final. Depois de vitória no torneio chileno em quadras de saibro, uma delas sobre o ex-top 40 Nicolas Jarry, Pucinelli perdeu para o anfitrião Tomas Barrios Vera, 145º do ranking, com parciais de 6/2, 3/6 e 6/1 em 1h55 de partida.
Paulista de 20 anos e número 4 do Brasil, Pucinelli está com o melhor ranking da carreira, no 241º lugar. Ele recebe 16 pontos na ATP por ter chegado às quartas em Concepción. E ainda tem a receber outros 16 pontos pelas quartas de final do challenger de Santiago, disputado na semana passada. A próxima atualização do ranking será na segunda-feira e o tenista terá seu novo recorde pessoal.
Pucinelli não teve um bom início de partida. Ele foi quebrado em seus dois primeiros games de serviço e saiu perdendo por 4/0. Além disso, não conseguiu ameaçar o saque do adversário no set inicial, fazendo apenas cinco pontos no saque do chileno durante a parcial.
Apesar de ter começado o segundo set enfrentando quatro break-points, Pucinelli conseguiu confirmar seus games de serviço durante toda a parcial. Ele também teve sucesso nas tentativas de drop-shots e também foi mais consistente nas trocas de fundo. Além disso, contou com erros de devolução do chileno em momentos decisivos do set. Já na reta final da parcial, quando vencia por 5/3, o paulista conseguiu quebrar o serviço do rival pela primeira vez na partida.
No início do terceiro set, Barrios passou por seus três primeiros games de serviço com apenas dois pontos perdidos, enquanto Pucinelli enfrentou três break-points antes de sofrer a quebra e permitir que o rival liderasse por 4/1. O brasileiro chegou a perder dez pontos seguidos e ainda sofreria uma nova quebra no fim do jogo.