Bogotá (Colômbia) - A participação de Beatriz Haddad Maia no WTA 250 de Bogotá chegou ao fim nesta sexta-feira, com a derrota na semifinal de duplas. A brasileira e a colombiana Camila Osorio perderam para a australiana Astra Sharma e a indonésia Aldila Sutjiadi por 4/6, 7/5 e 10-6 em 1h31 de partida. As sul-americanas vinham de duas vitórias nas fases iniciais.
O primeiro set teve apenas uma quebra, conquistada por Bia e Osorio ainda no início da partida. As sul-americanas não enfrentaram break-points e cederam apenas seis pontos nos games de serviço durante a parcial. Mas foram necessários cinco set-points para fechar.
Já no segundo set, Sharma e Sutjiadi conseguiram uma quebra contra o saque de Osorio logo de cara e abriram 2/0. Bia e sua parceira viraram para 3/2, mas permitiram o empate no sexto game. Já quando perdiam por 6/5, sofreram nova quebra após dupla falta da brasileira. A australiana e a indonésia conseguiram três pontos nas devoluções durante o match-tiebreak.
Bia lutava pelo tricampeonato de duplas na Colômbia
Bia tentava conquistar seu terceiro título de duplas em Bogotá. O primeiro foi ainda em 2015, em parceria nacional com Paula Gonçalves. Dois anos depois, ela venceu o torneio ao lado da argentina Nadia Podoroska. Já no início da atual temporada, a paulista de 25 anos conquistou o WTA 500 de Sydney, junto da cazaque Anna Danilina. A parceria também foi finalista do Australian Open.
Por ter alcançado a final de duplas em Bogotá, Bia recebe 110 pontos no ranking. Ela é a atual 38ª colocada entre as duplistas, quatro posições abaixo de sua melhor marca. Em simples, ocupa o 59º lugar, apenas uma posição atrás de seu recorde pessoal. A canhota paulista chegou às oitavas em Bogotá e recebe 30 pontos, mas tinha 50 a defender nesta semana.
Algozes de Bia e Osorio na semifinal Sharma e Sutjiadi enfrentam a norte-americana Emina Bektas e britânica Tara Moore, que derrotaram as convidadas locais Maria Herazo Gonzalez e Yuliana Lizarazo por 6/4 e 7/6 (7-5). Bektas e Moore já haviam eliminado duas brasileiras no torneio. Logo na estreia, passaram por Rebeca Pereira e a chilena Barbara Gatica. Já nas quartas, derrotaram Carolina Meligeni Alves e a venezuelana Andrea Gamiz.
Pigossi enfrenta Osorio na semifinal de simples
A final de duplas em Bogotá será realizada neste sábado, após as semifinais de simples. Lembrando que Osorio, número 33 do mundo e atual campeã do torneio, será a adversária da brasileira Laura Pigossi na disputa individual. O jogo será às 13h (de Brasília) deste sábado.
Do outro lado da chave, a experiente alemã de 34 anos Tatjana Maria, ex-top 50 e atualmente apenas no 237º lugar, terá um duelo de gerações contra a russa de 20 anos Kamilla Rakhimova, 111ª do ranking e que está jogando com bandeira neutra no circuito.
Confira a programação deste sábado em Bogotá.
Quadra Central - 13h
[1]Camila Osorio (COL) vs. [Q]Laura Pigossi (BRA)
[Q]Tatjana Maria (ALE) vs. Kamilla Rakhimova
Não antes de 16h
Emina Bektas (EUA)/Tara Moore (GBR) vs. Astra Sharma (AUS)/Aldila Sutjiadi (INA)