Charleston (EUA) - Pela primeira vez em sua carreira profissional, Belinda Bencic conquistou um título no saibro. A suíça de 25 anos e número 21 do mundo venceu o WTA 500 de Charleston, depois de superar na final a tunisiana Ons Jabeur, décima do ranking e cabeça 4 do evento, por 6/1, 5/7 e 6/4 em 2h35 de partida neste domingo.
Este é o sexto título de WTA na carreira de Bencic e o primeiro desde a medalha de ouro olímpica em Tóquio em agosto do ano passado. Além disso, também se torna a segunda jogadora suíça a vencer o tradicional torneio em 50 edições. Ela se junta à ex-número 1 do mundo Martina Hingis, bicampeã em 1997 e 1999.
"Esse título significa muito para mim, porque esse foi o primeiro torneio em que eu me destaquei, quando tinha 16 ou 17 anos e cheguei à semifinal. Não sabia se eu teria uma nova chance", disse Bencic na cerimônia de premiação. Ela já havia sido semifinalista em 2014. "Este é um dos melhores torneios do circuito e todas as jogadoras gostam muito daqui. Agradeço à todos no torneio pelo esforço, choveu muito no início da semana. E o público foi incrível desde a primeira rodada".
Victory for the Swiss 🙌
— wta (@WTA) April 10, 2022
No.10 seed @BelindaBencic outlasts Jabeur and claims the @CharlestonOpen singles title! pic.twitter.com/kqQOwU782Z
Vinda de uma semifinal em Miami na semana passada, Bencic teve pouco tempo tempo de adaptação ao saibro, mas fez grandes partidas. Ela eliminou nas quartas número 3 do mundo Paula Badosa. Também já passou por jovens promissoras como a tcheca de 16 anos Linda Fruhvirtova e a chinesa de 20 anos Xiyu Wang. Já na semifinal do último sábado, passou por Ekaterina Alexandrova em sets diretos.
Por sua vez, Jabeur segue com apenas um título no circuito, conquistado na grama de Birmingham no ano passado, embora já tenha disputado sua quinta final. A tunisiana de 27 anos é a primeira mulher árabe a vencer um WTA e também a única árabe a alcançar o top 10 do ranking.
🚨 Tweener alert 🚨
— wta (@WTA) April 10, 2022
An outstanding rally from both players!#CharlestonOpen pic.twitter.com/aS9Koph84W
"Belinda é uma jogadora incrível e uma lutadora em quadra. Eu estava tentando encostar no placar, mas ela sempre subia o nível. Isso foi basicamente o jogo de hoje. Eu prometi não chorar hoje, mas são muitas finais perdidas. Espero que um título venha logo", afirmou Jabeur, bastante emocionada na cerimônia de premiação.
A tunisiana foi amparada pela adversária: "Ons, você uma excelente jogadora e uma pessoa ainda melhor. Acho que todo mundo nesse estádio sabe o quanto você é incrível. Eu te admiro muito, você exigiu o melhor de mim hoje e acho que o torneio merecia duas vencedoras".
Good vibes only today 🤗#CharlestonOpen pic.twitter.com/lnnS5tih5d
— wta (@WTA) April 10, 2022
Bencic dominou o 1º set, mas depois o jogo ficou equilibrado
O primeiro set foi de amplo domínio para Bencic, que não enfrentou break-points e cedeu apenas quatro pontos em seus games de serviço. Jabeur encarou games longos em seu saque, enfrentando seis break-points na parcial, e acabou permitindo duas quebras à suíça.
Logo na abertura da segunda parcial, Bencic conseguiu mais uma quebra de serviço, mas Jabeur buscou o empate de imediato. A tunisiana equilibrou as ações na partida, sendo mais agressiva do fundo de quadra e executando muito bem seus já característicos drop-shots.
Working the court 💪@Ons_Jabeur | #CharlestonOpen pic.twitter.com/BDRJt6xFFf
— wta (@WTA) April 10, 2022
Depois de escapar de dois break-points no quinto game do segundo set, Jabeur quebrou e fez 4/2. Bencic buscou o empate no oitavo game e teria novas chances de quebra no 4/4 e 5/5, mas não aproveitou e acabou perdendo o serviço para a tunisiana no último game da parcial. Jabeur fez 19 winners na parcial contra apenas 10 de Bencic, com 11 erros não-forçados para cada lado.
Já no terceiro set, Bencic esteve quase o tempo todo à frente no placar, graças a um jogo muito consistente do fundo de quadra e eficiente nas devoluções de saque. Com duas quebras, ela abriu 3/1. Jabeur conseguiu empatar, mas voltaria a perder o saque no sétimo game. A tunisiana salvou um match-point quando perdia por 5/3, combinando o saque aberto e forehand, mas Bencic continuou firme no saque para chegar à vitória.
Jabeur liderou a contagem de winners por 36 a 24, mas cometeu 31 erros não-forçados contra 18 de Bencic. A suíça criou 19 break-points e conseguiu sete quebras, enquanto a tunisiana quebrou cinco vezes em sete chances.